1º Encontro Internacional – Encontro Internacional dos Procuradores da República

1º Encontro Internacional

Home » Anteriores

1º Encontro Internacional de Procuradores da República

Com o tema “Cultura, Ciência, Direito e Sustentabilidade: Instrumentos para a Tutela do Patrimônio”, a Associação Nacional dos Procuradores da República lançou o seu primeiro encontro internacional. Por meio de parceria com a renomada Accademia Nazionale Dei Lincei, localizada em Roma, na Itália, o evento promoveu palestras com arqueólogos, economistas e os mais diversos especialistas no assunto. O evento ocorreu entre 27 de março e 7 de abril de 2013.

A participação de institutos italianos e brasileiros foi um dos pontos altos. Entre eles estavam: a Universidade de Veneza IUAV; a Agência Espacial Italiana, ASI; o Laboratório de Ciências da Conservação da Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico-Artístico do Brasil, Iphan.

Programação cultural – Além dos debates científicos, também estava prevista uma programação cultural durante o Encontro. Em Nápoles, houve passeio guiado, que incluiu visitas à célebre Capela de São Gennaro, à Praça do Plebiscito, entre outros pontos.

Da cidade, foram oferecidas saídas organizadas para Pompeia – um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo -, e para Costa Amalfitana, passando por Maiori, Amalfi, Positano, até Sorrento.

O destino seguinte foi Sorrento – Roma, com parada em Montecassino para uma visita à Abadia construída no ano de 529. Em Roma, houve city tour panorâmico por pontos como Coliseu, Fórum, Praòa Veneza e Circo Máximo, além de visitas à Villa Fernesina e ao Vaticano.