Roma – Encontro Internacional dos Procuradores da República

Roma

Roma

Roma turismo 1Localizada a oeste da Itália, a cidade é banhada pelo Rio Tibre (Tevere) e preserva seu passado riquezas que a tornaram a primeira cidade museu do mundo. Conhecida pelo nome de cidade eterna, Roma nos mostra as grandes obras medievais renascentistas e barrocas que constituem grande parte da história da cidade. A Roma moderna destaca-se pelo comércio de luxo e de automóveis.

Roma turismo

Aeroporto: Leonardo da Vinci, 35 Km até Roma

Alfândega: ao entrar na Itália você responderá a algumas perguntas simples e a quantia que possui. Não importa a quantia, importa que o passageiro não deverá sair do país com quantia maior do que entrou. Por isto declare tudo, sem restrições.

Câmbio: troca-se dinheiro nos aeroportos, estações de trem, casas de câmbio e hotéis. Confira sempre o câmbio feito, mesmo nos bancos antes de chegar na rua.

Corrente elétrica: 220 watt

Dica: celulares e passaportes são um bom alvo para ladrões. Tenha-os sempre em lugar seguro, ponha-os no cinto de segurança, nunca na bolsa. Locais mais visados: estação de trem Termini e Vaticano.

Embaixada do Brasil: Piazza Navona 14. Telefone.: 6-65-08-41

Gorjetas: 15% (principalmente para táxistas e garçom)

Horários de lojas/museus/monumentos: normalmente abertos de 9h às 13h e de 15h30 às 16h (algumas lojas adotam horário corrido). Segunda feira pela manhã são fechadas. Confira antes no hotel o dia e hora de abertura dos museus.

Hora local: 4 horas a mais em relação a Brasília + 5 horas (horário de verão)

Horário bancário: os bancos abrem das 8h30 às 13h30

Transportes: Roma possui 3 linhas de metro, que cobrem pequena área da cidade, mas todas se ligam a TERMINI STAZIONE (estação ferroviária) e por ela pode-se chegar aos pontos Via Appia e Praça da Espanha, outra linha liga ao Coliseu. As linhas de ônibus são mais utilizadas e servem a toda cidade, a TERMINI STAZIONE é o local de maior referência e frequência de paradas dos ônibus. Táxis são caros e costumam passear com turistas. Existem também passeios de charrete pelos pontos turísticos, pergunte sempre o preço antes até o seu destino. Poderão ser encontrados na Piazza Barberine, Piazza Veneza e na Via Veneto. O país possui excelentes rodovias, para utilização das auto pistas, paga-se pedágio. Rede ferroviária excelente e linhas marítimas ligam as ilhas ao continente.

Moeda: Euro

Ocorrência policial para estrangeiros: 4686

Telefones Emergência: 112 e 113 (sem ficha)

Pontos Turísticos

Praça Veneza: No centro de Roma, perto do Fórum, Capitólio, Palácio Veneza (época do renascimento, hoje museu). Veja: monumento a Victor Emmanuel II (1885) construído em mármore branco, difere de todos os monumentos antigos da cidade. Suba as escadas e admire a Praça Veneza, a Calle del Corso, o Coliseu, etc.

Praça  do Capitólio: obra de Miguel Angelo, no centro da praça está a estátua de Marco Aurélio, ao lado das escadas as do “Tiber” e a esquerda do “Nilo”. No meio encontra-se a estátua de Minerva.

Praça dos Conservadores: possui as mais antigas coleções de arte do mundo. No museu Capitólio veja o busto de Brutus. (séc. III a.C.).

Foro Romano: É possível conferir ruínas do Foro Romano que foi centro religioso, político e comercial da Roma Antiga. O foro alcanou o máximo esplendor no reinado de Augusto, reflexo de 12 séculos de história que fizeram da civilização romana um grande campo em ruínas.

Coliseu: Obra prima da arquitetura antiga. Inaugurado em 80. Utilizado para combates de homens e animais, duelos de gladiadores e dos corsários.

Arco do Constantino: Erguido em 315 para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxense.

Fórum Imperial: Construído por César, Augusto, Trajano, Nerva e Vespasien, onde são contados em 2500 cenas episódios da guerra de Trajano contra Daces.

Igreja de Jesus: Igreja principal dos jesuítas, construída em 1586. Confira as pilastras da Renascença e a Capela de St. Inácio, riquíssima.

Pantheon: Monumento totalmente conservado, construído por Agrippa no séc. VII. No seu interior, nas capelas laterais, há os túmulos dos reis da Itália e de Rafael.