Pedagogia da emancipação: desafios e perspectivas para o ensino das ciências sociais aplicadas no século XXI

Pedagogia da emancipação: desafios e perspectivas para o ensino das ciências sociais aplicadas no século XXI

Resumo: A Pedagogia da Emancipação apresentada nesta obra visa motivar o desenvolvimento de competências de aprendizagem autônoma que permitam a evolução do educando em direção à conclusão permanente de seu ser. Trata se de uma proposta de processo transformador

Descrição: Um conjunto de saberes que se constitui a partir de uma sabedoria prática. A emancipação refere-se, por sua vez, à capacidade de permanente reavaliação das estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas do ambiente com o propósito de ampliar as condições jurídico-democráticas de aprofundamento da organização e do associativismo na vida de determinada sociedade ou grupo para sua inclusão efetiva no contexto social mais abrangente. Uma Pedagogia da Emancipação é, para nós, um início de discussão sobre as mazelas de nossa educação superior e as formas de se construir um novo pensar científico-acadêmico. Miracy Barbosa de Sousa Gustin Paula Gabriela Mendes Lima