Procuradores da República homenageiam Ela Wiecko

Confira a nota pública

Procuradores da República prestam homenagem a Ela Wiecko pelos serviços prestados como vice-procuradora-geral da República 

Brasília (31/08/2016) – A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público manifestar reconhecimento aos serviços prestados por Ela Wiecko Volkmer de Castilho durante o período em que ocupou o cargo de Vice-Procuradora-Geral da República. Há mais de 40 anos no Ministério Público Federal (MPF), sua extensa trajetória dentro do órgão atesta por si só o elevado grau de empenho, sensibilidade, qualidade e tenacidade com que sempre desempenhou suas atribuições constitucionais, características estas que marcaram também os últimos três anos em que exerceu o segundo posto mais alto da instituição.

Sua história dentro do MPF perpassa as mais diversas áreas do Direito, destacando-se ao assumir posições de liderança e, com isso, conquistando a admiração e confiança de toda a carreira.  Além de presidir a ANPR, no biênio 1997-1999, Ela Wiecko atuou como Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão por dois mandatos (2004-2008), como Corregedora-Geral no biênio 2009-2011 − fase de conhecida estruturação do órgão −, e primeira Ouvidora-Geral do MPF. 

A subprocuradora-geral da República também representou o MPF em diversas Comissões, Conselhos, Grupos de Trabalho, Delegações, como, por exemplo, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Conselho Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, no Conselho Deliberativo do Programa de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas, no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, e no Grupo de Trabalho para a formulação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 

O brilhantismo e a dedicação por parte de Ela Wiecko correspondem aos mais notáveis padrões de excelência, equilíbrio e coragem, e servem de inspiração para todos os procuradores da República do país. Seu desempenho como Vice-Procuradora-Geral da República foi exemplar, e sua liderança permanece firme e como uma das referências maiores da carreira. 

Fica aqui a homenagem de todos os seus colegas.

José Robalinho Cavalcanti
Procurador Regional da República
Presidente da ANPR