33º ENPR começa neste sábado

Evento será realizado na Bahia

Com o tema "Ações do Estado contra as drogas: repressão, descriminalização e crime organizado - A experiência internacional e os limites das novas políticas", começa amanhã, 29, o 33º Encontro Nacional dos Procuradores da República (ENPR). Entre os convidados, a programação do evento terá autoridades, jornalistas, conselheiros do CNMP, juristas e especialistas. O ENPR vai até o dia 2 de novembro, no hotel Iberostar Praia do Forte (BA).

A palestra inaugural ficará a cargo do jornalista, escritor e ex-deputado Fernando Gabeira. Ele abordará o tema "Estado democrático de direito e a sociedade livre, fraterna, solidária: Como, porquê e o quê reprimir?". Na mesma noite, ocorrerá o coquetel de abertura e o lançamento do livro "O controle externo da atividade policial". A obra foi organizada pela Diretoria Cultural da ANPR.

No domingo, 30, será a vez dos conselheiros do CNMP e, em seguida, do jornalista Caco Barcellos, que falará sobre "A banalização da violência: exclusão social, criminalidade e drogas". Ambas palestras vão ocorrer de manhã. No período da tarde, questões econômicas serão debatidas. Parceiros da ANPR no Clube de Vantagens farão apresentações sobre planejamento financeiro e previdência.

As ações do Estado contra as drogas serão tema de uma mesa redonda na segunda-feira, 31, às 8h30. Entre os debatedores estão o representante do Brasil Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Franzini Battle; a magistrada aposentada Maria Lúcia Karam; e a coordenadora da 2ª CCR, Luiza Cristina Frischeisen.

O último dia de atividades será marcado pela Plenária, a discussão da Carta de Mata de São João e a reunião dos aposentados.

Lazer - Este ano, além das atividades esportivas, show de talentos e noite de autógrafos, o ENPR contará com um curso de degustação de vinhos. A atividade ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no período da tarde, conforme inscrições previamente efetuadas.

Entre as festividades estão na programação o ENPR Fest Folia, no dia 30, a Festa Caribenha, no dia 31, e o show de encerramento com a banda Timbalada, no dia 1º.

Confira a programação.