HuffPost: Lava Jato e a política externa

Confira a o artigo

Em artigo publicado hoje, 15, no blog da ANPR no HuffPost Brasil, o procurador da República Angelo Augusto da Costa analisa os impactos da Lava Jato sob a ótica da política externa do Brasil. No texto, ele argumenta que a operação pode ampliar a influência brasileira e dar mais densidade a relações bilaterais e multilaterais.

De acordo com Costa, em virtude da excelência da Lava Jato, o Brasil pode passar a se apresentar como parceiro extremamente confiável e preparado aos olhos das autoridades estrangeiras. Como resultado, ele aponta três avanços: o fortalecimento da cooperação jurídica internacional, a melhora do ambiente de negócios e a construção de um modelo de independência e qualificação técnica do Ministério Público e do Poder Judiciário. 

Ele avalia que “fazer do limão da corrupção uma limonada na política externa exige nada menos do que o sucesso absoluto das investigações e dos processos”.

Confira a íntegra do artigo.

Saiba mais – A ANPR mantém um blog no site HuffPost Brasil, um dos maiores jornais digitais da atualidade no mundo. Os artigos publicados por membros da carreira têm grande repercussão e servem de baliza para produção de matérias de outros veículos nacionais. O HuffPost Brasil alcança 4,5 milhões de leitores mensais e 22 milhões de pageviews por mês. Caso queira contribuir, encaminhe um e-mail para imprensa@anpr.org.br com o tema de interesse.