Diretoria da ANPR define calendário de formação da Lista Tríplice para PGR

O grupo promoveu reunião em Brasília

Nesta quarta-feira, 10, a nova diretoria da ANPR reuniu-se, na sede da Associação, para a 1º Reunião Ordinária do Biênio 2017/2019. A formação da Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República foi tema prioritário. O grupo definiu o cronograma de abertura de inscrições dos candidatos (15 a 24 de maio) e da campanha (25 de maio a 26 de junho), quando devem ser feitos seis debates. A votação está prevista para ocorrer na última semana de junho. O edital de abertura do processo de formação da lista será divulgado em breve.

Ao tomar posse na noite de ontem, 9, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, chamou atenção para importância da Lista Tríplice. “Os procuradores da República não mais admitem qualquer solução que não seja por meio da Lista Tríplice formada a partir da consulta à carreira. Trata-se da escolha do chefe da instituição”, argumentou. Ele ressaltou que todos os Ministérios Públicos participam da escolha de suas próprias lideranças e que qualquer retrocesso institucional seria inadmissível para o país.

Robalinho destacou também que a Lista Tríplice para PGR é fundamental para o componente de independência e legitimidade e mesmo para unidade de ações dos MPs, bem como para a qualidade de seus trabalhos. “Tais avanços são reconhecidos por todas as forças políticas”, acrescentou.

As datas dos seis debates entre os candidatos serão divulgadas nas próximas semanas.

ENPR - O 34º Encontro Nacional dos Procuradores da República (ENPR) foi outro ponto debatido. O tema da edição deste ano será “O MPF na defesa da Ordem Econômica”. A Diretoria também deliberou sobre o orçamento e mudanças na configuração do evento.

Grupos de Trabalho – Quatro comissões foram criadas pela Diretoria: gênero, aposentados, acumulação de ofícios e teletrabalho. Um grupo de trabalho também foi formado dentro da Diretoria para acompanhar o encaminhamento das teses aprovadas durante o 1º Congresso Técnico dos Procuradores da República.

 

Serviço:

Lista Tríplice para PGR

Inscrição de Candidatos: 15 a 24 de maio

Campanha: 25 de maio a 26 de junho

Votação: Última semana de junho.

 

Confira como ficou a composição da Diretoria da ANPR:

José Robalinho Cavalcanti (PRR1) – Presidente

Humberto Jacques de Medeiros (PGR) – Vice-Presidente

Alan Rogério Mansur Silva (PR/PA) – Diretor de Comunicação Social

Anamara Osório Silva (PR/SP) – Diretora Financeira

Anderson Lodetti de Oliveira (PRM-Criciúma/SC) – Diretor de Assuntos Corporativos

Ângelo Goulart Villela (Vice-PGR) – Diretor de Assuntos Legislativos

Caroline Maciel da Costa Lima da Mata (PR/RN) – Diretora Secretária

Celso Roberto da Cunha Lima (aposentado/PGR) – Diretor para Aposentados

José Gomes Riberto Schettino (PR/RJ) – Diretor de Assuntos Institucionais

Lívia Nascimento Tinoco (PR/SE) – Diretora Cultural

Paulo Roberto Sampaio Santiago (PR/PA) – Diretor de Eventos

Rodrigo Antonio Tenório Correa da Silva (PR/PE) – Diretor de Assuntos Jurídicos