Nota Pública dos candidatos à Lista Tríplice para PGR

Confira nota assinada pelo candidatos

Recife (12/06/2017) - Os candidatos a Procurador-Geral da República – chefe do Ministério Público Federal – subprocuradores-gerais da República, vêm a público esclarecer os pontos a seguir:
 
• Apresentamos nossos nomes à Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que congrega e representa os membros do Ministério Público Federal, e nenhuma outra.
 
• Não apresentamos nossos nomes ao escrutínio de outras carreiras ou associações, ainda que de ramos do Ministério Público da União, não havendo nenhuma campanha ou disputa que não entre os associados da ANPR integrantes do Ministério Público Federal.
 
• Vale ressaltar que temos o mais elevado respeito aos integrantes dos demais ramos do Ministério Público da União. No entanto, a simples constatação de mandamento constitucional e da Lei Complementar no 75/93 firma inequivocamente o Procurador-Geral da República como órgão do MPF. Além disso, a legislação reafirma que para a chefia do MPF apenas estão legitimados a participar do processo de escolha os membros da carreira do próprio MPF.
 
• A consulta às respectivas carreiras já ocorre em todos os demais ramos do MPU e dos Estados. Ou seja, cada ramo, com exclusividade – e nenhum outro – elege a lista de seus dirigentes a ser apresentada a quem tem a competência para a indicação.
 
• A escolha do Procurador-Geral da República por meio de consulta aos membros do Ministério Público Federal configura avanço significativo tanto para a Instituição quanto para o País.
 

Carlos Frederico Santos

Ela Wiecko

Franklin Rodrigues da Costa

Mario Luiz Bonsaglia

Nicolao Dino

Raquel Dodge

Sandra Cureau

 

Confira a nota assinada: http://bit.ly/2sVexAU