Candidatos à Lista Tríplice para PGR participam de debate no Recife

Debate foi transmitido ao vivo e contou com os 8 candidatos

Os oito candidatos à Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República estiveram hoje, 12, na Procuradoria da República de Pernambuco, em Recife (PE), para participar do quarto debate promovido pela ANPR. Estiveram presentes os subprocuradores-gerais da República: Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago, Ela Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau.

Entre as diversas questões abordadas ao longo de cerca de três horas de debate, tiveram destaque temas como a atuação do Procurador-Geral da República no Conselho Nacional do Ministério Público, a avaliação das 10 Medidas Contra a Corrupção, o papel do Conselho Superior do MPF e das Câmaras de Coordenação e Revisão, a formação da Lista Tríplice para PGR por meio de consulta à carreira do Ministério Público Federal, ações de tutela coletiva e os impactos de acordos de colaboração premiada e acordos de leniência.

As teses aprovadas no 1º Congresso Técnico dos Procuradores da República voltaram a pautar as discussões em assuntos como a priorização de casos de maior relevância social e  teletrabalho. Assim como nos debates anteriores, o debate contou com perguntas entre candidatos, questões da plateia e também das Associações do MPU.

Ao encerrar do debate, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, reafirmou que o chefe do MPF tem que ser escolhido pelos seus membros e por mais ninguém. "Sem nenhum demérito ou desrespeito aos demais ramos do MPU, gostaria de esclarecer que os oito candidatos aqui presentes inscreveram-se para concorrer à lista tríplice para PGR feita pela ANPR, por meio da consulta aos seus associados e integrantes do MPF. Vamos permanecer unidos e serenos em torno da ideia da lista", disse. Ele agradeceu os membros presentes, os candidatos e todo o público que acompanhou pelas redes da ANPR e pela TV MPF.

O evento foi transmitido pelo YouTube e pela TV MPF. Na próxima segunda-feira, 12, o debate ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), e na quinta-feira, 22, em Brasília (DF). A votação ocorrerá no dia 27.

Nota - Ainda nesta segunda-feira, 12, os candidatos a PGR divulgaram nota pública para esclarecer que somente são candidatos à lista tríplice da ANPR. "Não apresentamos nossos nomes ao escrutínio de outras carreiras ou associações, ainda que de ramos do Ministério Público da União, não havendo nenhuma campanha ou disputa que não entre os associados da ANPR integrantes do Ministério Público Federal", destacam.

Assinam a nota sete dos oito candidatos a Procurador-Geral da República: Carlos Frederico Santos, Ela Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau. Confira a íntegra da nota: http://bit.ly/2sVexAU

Debates realizados - Todos os debates realizados estão disponíveis no canal da ANPR no Youtube. Confira:

São Paulo: http://bit.ly/DebateSaoPaulo

Porto Alegre: http://bit.ly/DebateLTPGR_POA

Belém: http://bit.ly/DebateBelem_PGR