Lista Tríplice: debate do Rio de Janeiro reúne oito candidatos

Discussões abordaram políticas de gênero, acordos de leniência e remuneração

Os oitos candidatos à Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República participaram hoje, 19, de debate promovido no Rio de Janeiro (RJ). Este foi o quinto debate promovido pela ANPR e contou com a presença dos subprocuradores-gerais da República que concorrem à Lista: Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago, Ela Wiecko, Franklin da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau.

O debate foi dividido em nove blocos: dois deles dedicados a questionamentos entre os concorrentes; os demais contemplaram perguntas feitas por procuradores da República, por servidores e por membros de outros ramos do Ministério Público da União. Entre os temas, estavam questões ligadas ao ingresso de membros e servidores a partir das limitações impostas pela Emenda Constitucional 95, à alteração da lei de ofícios conforme as câmaras de revisão, políticas de gênero e família, à lotação provisória, à paridade remuneratória entre ativos e inativos, aos acordos de leniência, à Lei de Responsabilidade Fiscal, à tutela coletiva, à atuação do PGR no STF no âmbito do direito do trabalho e à segurança institucional.

O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, agradeceu a todos os presentes e aos espectadores que acompanharam a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Associação e pela TV MPF. Mais de cinco mil pessoas foram alcançadas. Ele destacou a qualidade e dedicação dos candidatos que se apresentam não só ao MPF, mas ao país.  “Estamos oferecendo candidatos de altíssimo nível, gabaritados para esse processo”, finalizou Robalinho. 

Na quinta-feira, 22, Brasília encerrará a programação de debates. A votação está marcada para a terça-feira, 27. Cerca de 1.300 associados devem votar eletronicamente, nas unidades do MPF. As senhas serão encaminhadas para os associados nos dias 20, 22 e 26 de junho.

Confira a íntegra do debate.

As fotos estão disponíveis no Flickr: https://flic.kr/s/aHskXzN144

Assista aos debates já realizados:

São Paulo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLK2NqFxr4J7gEXMWtppCpYXON_zVkbsMK

Porto Alegre: https://www.youtube.com/watch?v=BkCiZPnS4LQ&t=11510s

Belém: https://www.youtube.com/playlist?list=PLK2NqFxr4J7iz39Mju4hCdr2y-UlxDWEe

Recife: https://www.youtube.com/watch?v=8CyPRPDdq5o&t=3206s