XI CIV: Presidente da ANPR apresenta atuação legislativa

A palestra abordou a atuação perante o Poder Legislativo

Nesta quinta-feira, 22, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, falou aos procuradores da República que participam do XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV). A palestra abordou a atuação da ANPR perante o Poder Legislativo. Ele destacou que a Associação foi criada há 45 anos. “Há uma tradição da ANPR de, em nome da carreira, estar no Congresso discutindo os grandes temas nacionais”, disse.

Durante o bate-papo, ele explicou como a entidade atua perante o Congresso Nacional, o CNMP e o CSMPF. Também foram ressaltadas as parcerias de trabalho com a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) – coordenada hoje pela ANPR - e com o Gabinete Integrado de Segurança Pública.  
Robalinho enfatizou que a missão da Associação é representar os membros do Ministério Público Federal. “A ANPR é a voz de todos e só é forte por ser a voz de todos. Nós falamos por vocês, representamos vocês”, ressaltou.

À frente da Associação desde 2015, ele salientou a importância do protagonismo da ANPR na defesa da carreira, seja em causas institucionais ou que envolvam a sociedade civil como um todo. O trabalho desempenhado para o arquivamento da PEC 37/2013 – a PEC da Impunidade – foi um deles. “A ANPR, junto a outras associações do MP, liderou a campanha contra a PEC. Nos tornamos referência para os diversos veículos de comunicação”, lembrou. Citando exemplos mais recentes, ele falou da luta contra a Reforma da Previdência e a elaboração da Lista Tríplice para Procurador-Geral da República.

PGR - O secretário de relações institucionais da PGR, subprocurador-geral da República Carlos Vilhena, também fez palestra hoje durante o CIV. Ele apresentou um histórico da SRI e explicou como funciona o trabalho de monitoramento legislativo, revelando que mais de 2 mil propostas legislativas estão sendo acompanhadas.