Jurados do VI Prêmio República divulgam lista de finalistas

A premiação manteve a missão de integrar os principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos.

Em reunião, na manhã desta segunda-feira (23), a Comissão Julgadora do VI Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal definiu a lista dos finalistas. Na sexta edição, a premiação manteve a missão de integrar os principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou da reunião.

As 125 iniciativas inscritas concorreram em quatro categorias: Ministério Público, Jornalismo, Responsabilidade Social e Advocacia de Direitos Coletivos. Os trabalhos foram analisados por 12 jurados convidados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), organizadora da premiação. Os critérios levados em consideração foram: eficiência, alcance social, criatividade, potencial de multiplicação e complexidade.

Fazem parte da comissão julgadora: o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti; a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; o subprocurador-geral da República aposentado e diretor de aposentados da ANPR, Celso Roberto da Cunha Lima (SPGR); a procuradora da República e diretora cultural da ANPR, Lívia Tinôco; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e Rogério Schietti Machado Cruz; o membro do Conselho Nacional do Ministério Público Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior; a diretora da ONU MULHER, Nadine Gasman; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcus Vinícius; e os jornalistas Vladimir Netto (TV Globo), Ana Dubeux (Correio Braziliense) e Thais Herédia (My News).

Para o presidente da ANPR, as iniciativas finalistas merecem ser reconhecidas não só pelo MPF, mas também pela sociedade. “Os trabalhos merecem aplausos e devem ser replicados em todo o Brasil”, afirmou Robalinho.

A cerimônia de premiação será em 4 de junho de 2018, às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Todos os finalistas receberão Certificado de Participação do VI Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal.

Confira a lista de finalistas.