ANPR participa da 1ª Ação Nacional de Enfrentamento à Corrupção

O encontro tem o objetivo de integrar o MP para discutir e disseminar boas práticas institucionais no enfrentamento à corrupção

O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, participou, nesta segunda-feira (21), da cerimônia de abertura da 1ª Ação Nacional de Enfrentamento à Corrupção. O evento realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) e da Comissão Especial de Enfrentamento à Corrupção (CEC), vai até amanhã (22).

O encontro tem o objetivo de integrar o MP para discutir e disseminar boas práticas institucionais no enfrentamento à corrupção, por meio do fortalecimento dos pilares de prevenção primária e de controle. A 1ª Ação Nacional de Enfrentamento à Corrupção reflete a concretização dos objetivos traçados no Planejamento Estratégico do CNMP de fomentar e integrar a atuação do Ministério Público no aperfeiçoamento do regime democrático e na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa.

De acordo com o presidente da CEC, o conselheiro do CNMP Silvio Amorim, os desafios estão cada vez maiores e demandam a implementação de inovações. ?Perceber o fenômeno da corrupção em sua complexidade e multidimensionalidade requer a construção de estratégias de enfrentamento que encontrem equilíbrio para fortalecer os três pilares do combate à corrupção: prevenção, controle e repressão?, afirmou.

Na ocasião, também será celebrado o Acordo de Cooperação Técnica entre o CNMP e o Tribunal de Contas da União (TCU), com a finalidade de possibilitar intercâmbio de conhecimentos, informações e bases de dados entre os participantes, por intermédio de plataforma digital denominada Laboratório de Informações de Controle (LabContas).

A celebração deste acordo proporcionará maior eficiência e efetividade na atuação do MP por meio da transferência de tecnologias, conhecimentos e do acesso a sistemas de informação constantes de bases de dados.

Confira a programação

 

Com informações da Ascom do CNMP