Dois novos conselheiros são eleitos para o CSMPF

Os subprocuradores-gerais da República Nicolao Dino de Castro e Nívio de Freitas Silva Filho foram eleitos

Em eleição realizada nesta terça-feira (22), o Colégio de Procuradores elegeu dois novos integrantes para o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF): os subprocuradores-gerais da República Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, com 461 votos, e Nívio de Freitas Silva Filho, com 428 votos.

Mais de 65% dos eleitores cadastrados foram às urnas para a renovação parcial do CSMPF, com a participação de 744 membros do MP. O total geral de votos foi de 1.488, sendo 1.414 votos válidos, 72 em branco e 2 nulos.

Acesse aqui os números da votação

Debate

 

Os seis candidatos ao CSMPF participaram de debate promovido pela ANPR na última quinta-feira (17). Entre os questionamentos respondidos estiveram temas como: o reajuste dos subsídios, o método de escolha do corregedor-geral, a otimização dos trabalhos e estruturas dos gabinetes, o teletrabalho, critérios de promoção, acordos de leniência, multas aplicadas pelo CADE, entre outros.

Durante o encontro, um dos pontos destacados por Nicolao Dino foi a necessidade imediata da implementação de ofícios de caráter supralocal. ?Esse é um momento extremamente importante de renovação do órgão de cúpula, de governança do MPF e, certamente, isso me anima?, comentou.

Já Nívio de Freitas ressaltou a necessidade de o CSMPF trabalhar pela instituição e pela carreira, principalmente, no estímulo aos jovens colegas. ?Prioritário é a gente conseguir ter um espírito de corpo, tentar construir e manter um Conselho coeso, uma unidade em prol do MPF, pensando nas questões do MPF. É necessário que a gente reveja a instituição, reestruture, repense?, disse.