ESMPU promove evento destinado a mulheres do MPF

Mulheres discutirão sobre obstáculos, evolução e rumos na carreira

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) promovem nos próximos dias 15 e 16, o evento Oficinas Nacionais ? Perspectivas de gênero: a voz da mulher no Ministério Público Federal. O objetivo é reunir as mulheres membros do MPF para debater desafios, perspectivas, colher relatos sobre o fluxo e os obstáculos para ingresso, permanência, lotação, evolução e rumos na carreira, como forma de refletir acerca das boas práticas, problemas e soluções.

Cada oficina discutirá um eixo temático e será dirigido por uma coordenadora e duas relatoras. Ao todo, serão debatidos seis temas:

1. Ingresso na carreira: recrutamento, seleção e capacitação;

2. Condições de trabalho: saúde, segurança e bem-estar;

3. Permanência na carreira: políticas institucionais, cursos, capacitações, treinamentos e boas práticas;

4. Movimentação na carreira: critérios, dificuldades e políticas de equidade;

5. Carreira e outras jornadas: gênero e família;

6. Empoderamento, lideranças e participação político-institucional: igualdade de gênero e política de equidade.

A abertura está marcada para a sexta-feira (15), às 14h, e contará com a participação da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Macedo Duprat; da coordenadora do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF, Ela Wiecko; da secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Farina; da secretária-executiva do CNMP, Adriana Zavada; e de procuradoras-gerais de países convidados.

Dezesseis diretoras e ex-diretoras da ANPR estão confirmadas nas oficinas e rodas de conversa: Márcia Dometilla Lima (aposentada PGR); Thais Graeff (aposentada PGR); Julieta Elizabeth Fajardo (PGR); Nilce Cunha; Ela Wiecko (PR/CE); Denise Vince (PGR); Maria Hilda (PGR); Luíza Cristina Fonseca (PGR); Zani Cajueiro (PRM/Juiz de Fora); Samantha Chantal (PRR3); Adriana Scordamaglia (PGR); Paula Bajer (PRR3); Caroline Maciel (PR/RN); Monique Cheker (PRM/Petrópolis); Léa Batista (PR/GO); Anamara Osório (PR/SP); Cristina Nascimento de Melo (PR/MT).

O evento acontecerá no Hotel B (Setor Hoteleiro Norte, quadra 5, bloco J, lote L ? Brasília, DF).

 

Confira a programação completa.