ANPR comemora 45 anos de história e de luta

Em cerimônia no Memorial do MPF, autoridades, diretores e ex-presidentes celebraram o aniversário

O Memorial do MPF sediou, nesta quinta-feira (20), mais um momento importante da trajetória da instituição: os 45 anos da Associação Nacional dos Procuradores da República. A solenidade contou com a presença de integrantes da diretoria, ex-presidentes, associados e autoridades, entre elas, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell e Marcelo Navarro.

Durante discurso, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, agradeceu a presença de todos e a oportunidade de estar à frente da Associação em uma data tão marcante. Segundo ele, recontar a história da ANPR é reviver a história do Brasil. “A ANPR é a voz de todos os procuradores da República e a voz de cada um dos procuradores da República. Não é missão fácil representar e ecoar essa importante pluralidade da nossa instituição. E cumprir essa missão com responsabilidade é foco constante em nosso trabalho. É uma honra participar dessa história”, celebrou.

Em viagem oficial, a procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, enviou um vídeo para parabenizar a Associação pelos 45 anos. “A ANPR tem muito a celebrar. Ao longo de 45 anos, notabilizou-se pelas lutas no Congresso Nacional, pela comunicação com a sociedade, realçando o que faz o membro do MP”, destaca.

O vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, no exercício da função de procurador-geral, ressaltou os anos de luta da associação na construção de um Ministério Público forte e altivo. “A ANPR é, essencialmente, serviço a todos: à sociedade e aos membros do MPF.”

Em nome dos ex-presidentes da ANPR, o ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel listou os principais acontecimentos da história da associação e destacou o fato de a ANPR ter estado sempre ao lado da sociedade, sobretudo, na defesa dos direitos de todos os brasileiros. Emocionado, ele afirmou que é “impossível contar a história do MPF sem reconhecer o trabalho decisivo da ANPR.”

Na cerimônia, um vídeo comemorativo foi apresentado para contar momentos importantes da trajetória da Associação. A íntegra está disponível na TV ANPR.

História

A ANPR foi fundada em 22 de setembro de 1973 e, ao longo das décadas, a sua história confunde-se com a história do Ministério Público Federal e do próprio país. A Associação teve papel ativo na redemocratização, na Constituinte, na reforma do Judiciário, na luta contra a PEC da Impunidade, no combate à corrupção e na defesa das garantias fundamentais de todos os brasileiros.