Diretora representa MPF em evento sobre equidade de gênero

Caroline Maciel falou sobre a participação feminina no MP brasileiro

A diretora Secretária da ANPR, Caroline Maciel, participou, nesta sexta-feira (21), do II Encontro Nacional do Movimento de Mulheres do Ministério Público, em Belo Horizonte. Com programação hoje e amanhã, o evento tem o objetivo de unir esforços na formulação e na implementação de ações voltadas à valorização da mulher na instituição.   
 
Neste primeiro dia, a professora Marlise Mattos, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a professora Lieli Loures, da Universidade de São Paulo, palestraram sobre “A mulher sob a perspectiva acadêmica”. Em seguida, a subprocuradora-geral da República Ela Wiecko e a presidente da Associação Nacional de Fiscais do MP do Chile, Maria Trinidad Herrera, falaram sobre as experiências de participação feminina nas instituições.
 
Na parte da tarde, a diretora Secretária da ANPR, Caroline Maciel, fez uma exposição sobre participação feminina no MP brasileiro. “No MPF, vige forte aparência de neutralidade e impessoalidade ligadas ao mérito e à competência. Mas, na prática, a distribuição de responsabilidades e de poder leva em conta valorações pré-concebidas e, normalmente, desfavoráveis à mulher. Por isso, é necessário que sejam implementadas as propostas aprovadas na I Conferência das Procuradoras da República, as quais promoverão maior equidade de gênero na instituição”, defendeu Caroline.
 
A programação conta com mesas de debates, palestras e grupos de discussão para tratar de espaços políticos institucionais; assédio sexual e moral no MP; acompanhamento dos casos dessas violências por estado e no CNMP; questões relacionadas às servidoras; doenças ocupacionais; e mulheres LBTQI no MP. Para amanhã, está prevista uma plenária para aprovação de teses e enunciados formulados nos grupos de discussão.