1º Encontro Internacional da Ajufe reúne juízes e procuradores

Evento ocorreu em Buenos Aires

 

O 1º Encontro Internacional da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que começou na quinta-feira (22), reúne autoridades brasileiras e argentinas em Buenos Aires. A cerimônia de abertura, que contou com a presença de mais de 300 juízes federais, ocorreu no Palácio da Paz e abriu a programação que vai até domingo (25). O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, participam do evento.

O objetivo do Encontro é reunir magistrados federais brasileiros e argentinos para trocar conhecimentos sobre as experiências vividas nos dois países e tratar de temas como a cooperação jurídica no Mercosul e comparação das legislações de ambos os países.

Durante a abertura, o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, destacou a importância da realização do primeiro encontro internacional da associação. “O Poder Judiciário hoje no Brasil ganha uma dimensão muito importante com esse protagonismo e isso passa a interessar a comunidade internacional e a do Mercosul, especialmente. Então, esse evento que começou a ser construído a partir de uma ideia de congraçamento entre os associados acabou ganhando uma dimensão política importante.”

Brasil e Argentina

O embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese, que participou da solenidade, disse que o evento estreita os laços entre os países. “A Argentina é uma grande parceira do Brasil, é um país com o qual temos relações intensas e profundas e é muito significativo e expressivo que a Ajufe tenha escolhido Buenos Aires para realizar esse primeiro encontro internacional.”

O Corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins, também esteve presente na abertura. Para ele, “no momento em que a Ajufe decide realizar um encontro em Buenos Aires, reforça os laços de amizade e troca de experiências entre os cidadãos e magistrados dos dois países que partilham elementos comuns no estudo do direito”.

 

Com Ascom da Ajufe