ANPR participa de cerimônia do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher

O Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres foi lançado na última terça-feira (27). O decreto foi assinado pelo presidente da República, Michel Temer, que em discurso afirmou que o enfrentamento a este tipo de violência é um desafio.

Nesta terça-feira (27), o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, acompanhou a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. O decreto foi assinado pelo presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

 

Em discurso, Temer afirmou que o enfrentamento a este tipo de violência é um desafio e que, embora a violência esteja presente em qualquer espaço físico, é dentro de casa que ocorrem a maior parte dos casos.

 

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha, destacou que a diminuição da violência contra a mulher "passa pela conscientização das pessoas".

 

Segundo Robalinho, a iniciativa é mais um passo importante na luta contra a violência à mulher. Ele lembra que política de gênero é um tema afeto à ANPR e foi amplamente debatido, sob diversos prismas, durante o 35º ENPR.

 

A ativista Maria da Penha e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CCDF/CNMP), Valter Shuenquener de Araújo também estiveram presentes.