Lista tríplice: dez candidatos disputam indicação para PGR

A escolha do três nomes indicados pela categoria está marcada para o dia 18 de junho

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encerrou às 18h desta quarta-feira (15) as inscrições dos candidatos à lista tríplice para procurador-geral da República. Foram recebidos dez requerimentos para a disputa (confira a lista abaixo). A eleição está marcada para 18 de junho, das 10h às 18h30, por meio eletrônico.

A comissão eleitoral responsável pela supervisão e pela apuração do pleito é composta pelos subprocuradores-gerais da República Antônio Carlos Pessoa Lins, Sady D’Assumpção Torres Filho e Osnir Belice. Os candidatos farão o primeiro debate público na sede da Procuradoria da República no Pará, em Belém, na segunda-feira (20), às 15h.

A Lista Tríplice é tradicionalmente promovida pela ANPR desde 2001 e já se tornou um costume constitucional. A associação entende que o instrumento, seguido por todos os outros Ministérios Públicos do país, é essencial para a promoção da democracia e, principalmente, para a manutenção da independência da instituição.

“Sem o procurador-geral da República nomeado a partir da lista tríplice, não há independência real no Ministério Público. Sem MP independente, pode haver retrocesso em áreas fundamentais, como o combate à corrupção, exatamente o oposto do que clama a sociedade. Temos certeza de que, a exemplo do que ocorreu nos últimos 16 anos, a lista será seguida pelo presidente, que terá três ótimos nomes, altamente qualificados e com liderança na classe, para escolher”, afirma o presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega.

Outras informações pelo site http://www.anpr.org.br/listatriplice

 

Confira os inscritos na disputa pela lista tríplice para procurador-geral da República:

 

. Antônio Carlos Fonseca Silva (subprocurador-geral da República)
. Blal Dalloul (procurador regional da República)
. José Bonifácio de Andrada (subprocurador-geral da República)
. José Robalinho Cavalcanti (procurador regional da República)
. Lauro Cardoso (procurador regional da República)
. Luiza Frischeisen (subprocuradora-geral da República)
. Mário Bonsaglia (subprocurador-geral da República)
. Nívio de Freitas (subprocurador-geral da República)
. Paulo Eduardo Bueno (subprocurador-geral da República)
. Vladimir Aras (procurador regional da República)