Candidatos defendem a lista tríplice para PGR em debate no Recife

Próximo encontro está marcado para São Paulo, terça (4), às 15h30

A defesa da lista tríplice para procurador-geral da República foi a tônica do segundo debate entre os candidatos à sucessão no Ministério Público Federal, nesta sexta-feira (31), no Recife. O encontro, promovido pela ANPR, reuniu Blal Dalloul, José Bonifácio de Andrada, José Robalinho Cavalcanti, Lauro Cardoso, Luiza Frischeisen, Mário Bonsaglia, Nívio de Freitas, Paulo Eduardo Bueno e Vladimir Aras. Antônio Carlos Fonseca não pôde participar do debate.

Ao longo de quase três horas de debate, os candidatos abordaram perguntas sobre propostas para reforçar o apoio às atividades desenvolvidas na região Nordeste; limites para manifestações de magistrados em redes sociais e as providências que devem ser adotadas pelo MPF; melhorias na eficiência de investigações criminais; contato com o Legislativo para formulação de propostas de segurança pública; e diretrizes para atuação no Supremo, entre outras.

Atendendo às observações feitas por integrantes da carreira por meio de pesquisa de satisfação, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros, além de responderem a perguntas formuladas pela plateia e cadastradas pela internet.

O presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega, ressaltou que a lista é uma conquista da sociedade, na medida em que permite que ela conheça e questione os candidatos: “A lista tríplice é garantia de independência e autonomia dessa instituição, na medida em que permitem que os candidatos debatam, olho no olho, debatam nas cinco regiões trazendo projeto, propostas e ideias”. “Ninguém comanda uma instituição como essa sem representatividade, liderança, sem se colocar numa posição horizontal de debate com todos aqueles que compõem e constituem essa casa”, completou.

Todos os debates estão sendo transmitidos pelas redes sociais da ANPR e pela TV MPF. Na próxima terça-feira (4), o debate será realizado em São Paulo, a partir de 15h30 e, no dia seguinte, os candidatos debatem no Rio de Janeiro, às 15h. Haverá ainda mais dois debates, em Porto Alegre (11) e Brasília (14). A eleição está marcada para o dia 18.

Confira a íntegra do debate na TV ANPR

Confira as fotos do debate