Membros do MPF escolhem lista tríplice para PGR nesta terça (18)

Eleição termina às 18h30; resultado será divulgado na sequência

Membros do Ministério Público Federal votarão nesta terça-feira (18), das 10h às 18h30, para compor a lista tríplice para procurador(a)-geral da República. Cada votante pode escolher até três candidatos — dez concorrem ao posto. Basta comparecer às unidades do MPF em todo o país, à sala do Conselho Superior do MPF ou à sede da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e utilizar um computador ali instalado. Para participar da eleição, é indispensável digitar a senha que foi enviada por e-mail na quinta-feira passada e reenviada nesta segunda-feira (17).

O sistema de votação é o mesmo utilizado pela Procuradoria-Geral da República para eleição do Conselho Superior do MPF e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ele foi liberado depois de ser auditado, no início do mês, com a presença de representantes dos candidatos e da Comissão Eleitoral, formada pelos subprocuradores-gerais da República Antônio Carlos Pessoa Lins, Sady D'Assumpção Torres Filho e Osnir Belice.

A lista tríplice foi utilizada por todos os presidentes da República nos últimos dezesseis anos, tornando-se um costume constitucional. Nesse período, assumiram o posto de PGR: Cláudio Lemos Fonteles, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, Roberto Monteiro Gurgel Santos, Rodrigo Janot Monteiro de Barros e Raquel Elias Ferreira Dodge.

Este ano, dez membros do MPF concorreram à lista tríplice para PGR, o maior número desde que a lista passou a ser elaborada pela ANPR no atual formato, em 2003. O resultado da votação será divulgado logo após o término da eleição.

 

Confira o perfil dos candidatos

Leia também o tira-dúvidas da eleição

Eventuais questionamentos podem ser enviados para o Canal ANPR (Whatsapp e Telegram): (61) 99959-7158 ou e-mail: listatriplice@anpr.org.br