Bigonha defende modernização da gestão pública PDF Imprimir E-mail


Presidente da ANPR participou de oficina sobre combate à corrupção no 2º Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado.


8/7/2010

20100708_bigonha21.jpgO presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha, foi um dos debatedores da oficina “Combate à corrupção como política de Estado", no 2º Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado (II CBCJE). A discussão ocorreu nesta quarta-feira (7), em Brasília. O Congresso ocorre até a próxima sexta-feira (9).

 
Para Bigonha, é necessário que a gestão pública se modernize e se democratize cada vez mais. “É necessário que a administração esteja disponível à fiscalização do cidadão, de modo que não fique imune à soberania popular”, pontuou. De acordo com ele, é preciso deslocar as questões corporativas para a questão da melhoria da gestão das carreiras jurídicas.

O presidente da ANPR suscitou o debate acerca do predomínio da técnica sobre a política. Ele disse que como o parlamento não se compõe de técnicos, suas intervenções são imperfeitas, falíveis e decaídas. “Aquilo que vem do povo, da soberania popular, é tido como impróprio, tortuoso e mundano. Enquanto as intervenções dos técnicos, detentores do mais alto conhecimento, são perfeitas, pertinentes e infalíveis”, afirmou.

A atividade foi coordenada pelo procurador do Tesouro da Argentina, Joaquín Pedro da Rocha, que apresentou um breve resumo sobre a abordagem do tema no seu país. O encontro contou com a participação de cerca de 40 pessoas.

Participaram também do debate o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, o professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) Thiago Bottino; diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Lucia Ribeiro Vieira, o juiz federal Nino de Oliveira Toldo; o advogado da Unidão André Luiz Almeida Mendonça; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Alagoas (OAB/AL).
 

Área restrita






Esqueceu sua senha?