Especial Amazônia em Disputa, da Agência Pública, vence na categoria webjornalismo do V Prêmio República | VI Prêmio República

Especial Amazonia

Com o objetivo de investigar a atuação das agências governamentais em meio a disputa predatória por terra na maior floresta tropical do planeta, o especial “Amazônia em Disputa” da Agência Pública, além de iniciativa vencedora na categoria webjornalismo do V Prêmio República, é destaque também no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 5.

Durante três meses, foram levantados e cruzados dados sobre o Incra, a Funai, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro, buscando avaliar o controle do Estado sobre o território e a execução das políticas públicas de prevenção ao desmatamento e aos conflitos por terra.

Munidos dos dados, a equipe da Agência Pública partiu para mais três meses de reportagens em campo nos estados do Pará e Mato Grosso – os mais desmatados da Amazônia – com o objetivo de apurar o resultado dessas políticas na vida dos que ali vivem.

Do destino dessas comunidades – extremamente vulneráveis – depende o futuro da floresta, como constatamos ao longo dessa investigação”, explicou Thiago Domenici coordenador e editor do especial.

Leia o especial completo: http://amazoniaemdisputa.apublica.org/

Base de Dados A Agência Pública organizou e padronizou a base de dados utilizada durante as apurações das reportagens e as disponibilizou no especial todos os dados colhidos – Cadastro Ambiental, Comunidades Tradicionais, Meio Ambiente e Terras – para outros pesquisadores.

Ficha Técnica do Especial Amazônia em Disputa

Coordenação e edição: Marina Amaral e Thiago Domenici
Redação: Ciro Barros (texto) e Iuri Barcelos (dados e vídeo)
Reportagens no Pará: Ana Mendes (foto e vídeo), Ciro Barros (texto), José Cícero da Silva (foto e vídeo) e Tomás Chiaverini (texto)
Reportagens no Mato Grosso: Lucas Ferraz (texto) e Rai Reis (foto e vídeo)
Arte dos textos: Caco Bressane (infografia, ilustração e mapas) e Bruno Fonseca (infografia)
Arte dos vídeos: Caetano Patta e Julio Falas
Divulgação: Marina Dias e Nyle Ferrari
Revisão: Lilian do Amaral Vieira e Ricardo Jensen
Desenvolvimento Web: João Otávio Gallo