Apresentação | V Prêmio República

Apresentação

Criado há quatro anos, o Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal está com inscrições abertas para a sua 5ª edição em 2017. A iniciativa promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República tem como objetivo identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito.

Em sua quinta edição, a premiação mantém a missão de integrar os três principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos: procuradores da República, jornalistas e sociedade civil. A premiação nasceu em 2013, visando ao destaque da excelente atuação de membros do MPF. Há três anos passou a reconhecer iniciativas da sociedade civil e, em 2014, foi instituído o mérito aos profissionais da imprensa brasileira. Já foram distribuídos mais de 40 troféus entre 200 inscritos.

“O Prêmio República já se tornou uma tradição para Membros do Ministério Público Federal e, nesta edição, queremos estreitar ainda mais os laços com aqueles que nos auxiliam diariamente no instituto da transparência e na luta pelos direitos humanos”, disse o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, referindo-se a jornalistas e àqueles que promovem a ações sociais.

Em 2017, 11 categorias serão premiadas, sendo nove dedicadas aos membros do MPF. A participação de iniciativas da sociedade como parceiras do Ministério Público Federal e o trabalho de profissionais da imprensa brasileira serão premiados nas categorias: Responsabilidade Social e Jornalismo.

I – Constitucional e Infraconstitucional

II – Criminal

III – Consumidor e Ordem Econômica

IV – Meio Ambiente e Patrimônio Cultural

V – Combate à Corrupção

VI – Comunidades Tradicionais

VII – Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional

VIII – Direitos do Cidadão

IX – Eleitoral

X – Responsabilidade Social

XI – Jornalismo

Saiba mais – A primeira edição ocorreu em 2013 e premiou sete categorias. Em 2014, a premiação foi estendida à sociedade civil. A categoria Responsabilidade Social foi responsável por abranger projetos sociais importantes de proteção do meio ambiente, promoção da infância e da juventude, respeito e valorização dos idosos, educação, saúde, combate às drogas, entre outros. Na terceira edição do Prêmio República, uma nova categoria foi incluída: Jornalismo. Matérias e reportagens que abordaram temas envolvendo a atuação do MPF pelo Brasil concorreram, mostrando qualidade da apuração da imprensa brasileira.

São objetivos do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal:

I – Identificar, reconhecer, valorizar e estimular a atuação do Ministério Público Federal no cumprimento de suas obrigações institucionais e, ao mesmo tempo, sinalizar à sociedade a qualidade do desempenho do exercício integral da cidadania e humanização da aplicação da legislação brasileira.

II – Dar visibilidade às ações de sucesso do Ministério Público Federal em favor da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

III – Reconhecer ações de responsabilidade social e pessoas da sociedade civil, consideradas braço do Ministério Público na luta pela cidadania e pelos direitos humanos.