ANPR é homenageada pelo aniversário de 52 anos em cerimônia no Congresso Nacional

ANPR é homenageada pelo aniversário de 52 anos em cerimônia no Congresso Nacional

Celebrar os 52 anos da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) foi o objetivo da Sessão Especial realizada, nesta sexta-feira (26), no Plenário do Senado Federal. A iniciativa em reconhecimento à entidade foi do senador Weverton (PDT/MA).

O presidente da ANPR, José Schettino, relembrou o ano de 1973, quando a associação foi criada, em pleno regime autoritário. Ele destacou que a missão firmada há 52 anos é mantida por cada gestão que sucede os fundadores.

“É para garantir a valorização e a dignidade institucional dos membros do Ministério Público Federal, que a ANPR segue, há 52 anos, como fiel escudeira dos procuradores da República na defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito. Sempre foi a missão da Associação unir os membros do MPF no fortalecimento da instituição e de suas prerrogativas. A coragem é também o que, durante este tempo, nos inspira e nos impulsiona na nossa missão. E que hoje, neste Plenário do Senado, celebramos com alegria. Muito obrigado a todos e viva a ANPR!”

A vice-presidente, Ana Paula Mantovani, destacou o papel da associação na defesa da democracia.

“É uma honra poder falar sobre a ANPR, instituição que há décadas se consolidou como voz ativa e indispensável na defesa do Ministério Público Federal e da sociedade brasileira. Hoje, quando enfrentamos ameaças ao funcionamento das instituições, a ANPR se apresenta como um farol, lembrando que não há democracia sólida sem um Ministério Público forte e independente”.

Após discursar, Ana Paula Mantovani presenteou a filha do procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, assassinado em 1982, por denunciar um esquema de corrupção em Pernambuco. O membro do MPF tornou-se um símbolo institucional.

O vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, ressaltou ANPR e Ministério Público Federal têm histórias que se interligam.

“A ANPR será sempre essencial para o MPF até como um meio de apoio para a discussão e reivindicação de melhorias. Eu acredito que daqui a 52 anos estaremos repetindo essa solenidade e falando de uma instituição ainda mais forte do que é hoje.”

A ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sublinhou a ligação da história da ANPR com a redemocratização do país.

“A primeira bandeira da ANPR foi por uma Constituição democrática e pelo Estado de direito. Antes mesmo de lutar por pautas corporativas, a associação se colocou ao lado da democracia e dos direitos fundamentais”.

O senador Izalci Lucas (PL/DF), que presidiu a Sessão Especial, fez publicamente um reconhecimento à ANPR e à carreira por atuarem em defesa da sociedade.

“Em nome do Senado Federal, agradeço a cada procurador e procuradora que, com coragem e dedicação, trabalha incansavelmente pelo interesse coletivo. Que este marco inspire novos capítulos de conquistas e fortaleça o diálogo entre o Ministério Público, o Parlamento e a sociedade brasileira.”

Compuseram também a mesa de honra a corregedora-geral do MPF, Célia Delgado; e a subprocuradora-geral da República, Cláudia Marques.

Prestigiaram a cerimônia atuais integrantes da Diretoria, ex-presidentes da ANPR, membros do MPF de todo o país, representantes de associações e dos Três Poderes.

 

Confira o vídeo produzido pela ANPR que trata dos 52 anos:

 

Assista à Sessão Especial: