Inaugurada a exposição “Dia Internacional de Combate à Corrupção: Ações, iniciativas e resultados” da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), em alusão à data. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Schettino, prestigiou o evento, nesta terça-feira (9), na sede da procuradoria-geral da República em Brasília/DF.
A iniciativa apoiada pela ANPR tem como objetivo apresentar um panorama da atuação da 5ª CCR no enfrentamento da corrupção sistêmica.
“A data reforça a importância de valorizar estruturas que entregam resultados concretos no combate à corrupção. A ANPR se orgulha de apoiar iniciativas que evidenciam o papel essencial do Ministério Público Federal na defesa da integridade pública”, enfatizou Schettino.
O coordenador da 5ª CCR, subprocurador-geral da República Alexandre Camanho, destacou o caráter de prestação de contas da iniciativa. “Essa exposição tem para nós o efeito de uma prestação de contas. É a forma que temos de mostrar a entrega de todos os serviços prestados pela 5ª Câmara ao longo do ano”, afirmou. Ele ressaltou que a ação também busca ampliar a conscientização do público sobre o trabalho ininterrupto.
“Estamos aqui fazendo um desdobramento para que as pessoas entendam exatamente qual é o trabalho da Câmara ao longo de um ano”, completou.
A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, responsável pela atuação em casos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, tem a seguinte composição: Alexandre Camanho de Assis (coordenador), Maria Iraneide Olinda Santoro Facchini (titular) e José Augusto Torres Potiguar (titular), Lauro Pinto Cardoso Neto (membro suplente), Bruno Caiado de Acioli (membro suplente) e André de Carvalho Ramos (membro suplente).
O Colegiado desempenha papel central no enfrentamento à corrupção, consolidando diretrizes e promovendo a uniformização da atuação do MPF em todo o país.