ANPR presente na homenagem ao senador Rodrigo Pacheco

ANPR presente na homenagem ao senador Rodrigo Pacheco

A diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) participou, nessa segunda-feira (23), da homenagem ao senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG). O evento de iniciativa da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) – da qual a ANPR faz parte, lembrou os quatro anos do parlamentar à frente do Senado e do Congresso Nacional (2021 e 2025).

O presidente, José Schettino, a vice-presidente, Ana Paula Mantovani, e o diretor de Assuntos Legislativos, Danilo Dias, representaram a ANPR.

“Uma República, se conseguirem mantê-la”. A famosa exortação de Benjamin Franklin foi o chamado que o senador Rodrigo Pacheco abraçou, figurando como um dos pilares da República, num momento agudo em que era preciso mantê-la. Esta é uma justa homenagem a um grande estadista”, afirmou o presidente, José Schettino.

Pacheco recebeu a placa assinada pela Frentas em reconhecimento à dedicação, aos relevantes serviços prestados ao Brasil, com atuação pautada pela ‘seriedade, ética, compromisso com as instituições públicas, liderança e capacidade de diálogo’. O parlamentar, ao agradecer pela iniciativa das associações, defendeu reiteradamente a necessidade de fortalecimento das carreiras do MP e da magistratura, assim como fez em outras declarações públicas.

“As carreiras jurídicas, sobretudo a magistratura e os membros do Ministério Público, têm uma importância muito especial para a democracia, para a cidadania, para o cumprimento de direitos, especialmente para as pessoas que mais precisam do Estado para terem os seus direitos preservados. A defesa que eu faço dessas carreiras, não é só por elas; é pela cidadania, pela democracia, pela dignidade das pessoas. Nós precisamos muito de que essas carreiras sejam valorizadas. É, de todas as homenagens que recebi, das mais significativas e importantes, sobretudo no período em que já não mais na presidência do Senado, sou lembrado para um reconhecimento daquilo que fiz nesse cargo", discursou.

Participaram também: Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Davi Alcolumbre (União/AP), presidente do Senado Federal, que também lembraram o trabalho de Pacheco em prol da democracia brasileira.