A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realizou, nesta terça-feira (12), homenagem (in memoriam) à subprocuradora-geral da República Julieta Elizabeth Fajardo Cavalcanti de Albuquerque, na sede da entidade, em Brasília/DF.
A família recebeu a placa tradicionalmente entregue pela associação aos membros que alcançam a aposentadoria. Julieta faleceu em 28 de junho, cerca de um mês antes de se aposentar.
O presidente da ANPR, José Schettino, destacou a importância de reconhecer o legado de quem fez e sempre fará parte do Ministério Público Federal (MPF) e da ANPR.
“Nós recebemos a instituição de colegas como a doutora Julieta, que a entregaram com dedicação e orgulho. Ela não pode e não vai ser esquecida. Ela não era só a nossa decana, o que já é algo por si só muito valoroso. Ela era muito querida por todos aqueles que conviveram com ela. Uma pessoa que se destacava por fazer o bem e com leveza”, relatou.
O presidente ressaltou ainda a atuação intensa da colega durante mais de quatro décadas no MPF.
“Ela ocupou praticamente todas as funções que um membro do Ministério Público pode ocupar. Ela integrou todas ou quase todas as Câmaras [CCR], sempre esbanjando energia e dedicação. É com muita honra e orgulho que recebemos vocês aqui”, complementou ao entregar a placa ao filho de Julieta de Albuquerque, Rafael Fajardo.
Em nome da família, Rafael agradeceu a homenagem e recordou o carinho da mãe pelo trabalho.
“Ela podia ter se aposentado há 20 anos, mas realmente gostava de vir para cá. Estar aqui hoje ajuda a manter viva a memória dela”, afirmou emocionado.
“Eu conheci a doutora Julieta quando entrei na instituição como estagiária. Tive o prazer e a honra de trabalhar com ela na 4ª Câmara. E ela sempre tinha um sorriso, uma palavra delicada. Queria poder, hoje, estar entregando essa homenagem para sua mãe. Eu sei que onde ela estiver, está feliz”, disse a vice-presidente da ANPR, Ana Paula Mantovani, ao presentear a filha de Julieta, Márcia Fajardo, com um buquê.
A pedido da família, a placa entregue pela ANPR será doada ao Memorial do MPF.
Prestigiaram também o evento vários membros e servidores do MPF.