A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ana Paula Mantovani, prestigiou nesta terça-feira (16) a cerimônia de posse de Pedro Maia como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília/DF.
A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral da República, que preside o CNMP, Paulo Gonet, e contou com a presença de conselheiros, procuradores-gerais de Justiça, membros do Ministério Público, integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, presidentes e representantes de associações, além de advogados e servidores.
Perfil
Pedro Maia, de 45 anos e natural de Salvador, é o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Recentemente, foi reconduzido para o mesmo cargo no estado para o biênio 2026-2028. Com 21 anos de carreira no MP baiano, ingressou na instituição em 2004.
A trajetória inclui passagens por diversas comarcas, promoção para a capital em 2013, e a ocupação de cargos estratégicos. Já atuou como secretário-executivo do próprio CNPG.
Conselho Nacional de Procuradores-Gerais
Criado em 9 de outubro de 1981, o CNPG é uma associação nacional sem fins lucrativos que reúne o procurador-geral da República e os procuradores-gerais dos Ministérios Públicos dos Estados, Militar, do Trabalho e do Distrito Federal e Territórios. Funcionando como um colegiado, sua missão é defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público brasileiro.