A procuradora da República Monique Cheker recebeu a placa de reconhecimento do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo apoio e pela atuação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, com destaque para a área ambiental. A condecoração foi entregue pelo chefe do NOE, Sandro Pereira, no dia 19 de dezembro.
A atuação do MPF foi especialmente destacada nas operações da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa), iniciativa que reúne diversas instituições no combate a ocupações irregulares e na recuperação de áreas de manguezais em Paranaguá, no litoral paranaense.
Iniciada em 2023, a Aifa tem caráter permanente e atua em 22 pontos de manguezais ao redor da cidade de Paranaguá, que também são áreas da União. Entre os resultados já obtidos, destacam-se a retirada de centenas de toneladas de entulho e terra, a demolição de edificações desocupadas e construídas em áreas de preservação ambiental, a prisão em flagrante do responsável por uma empresa que lançava poluentes no mangue e o restabelecimento do fluxo de um rio cujo curso havia sido alterado por aterros irregulares.
Segundo o chefe do NOE, Sandro Pereira, o apoio do Ministério Público Federal tem sido essencial para o sucesso da Aifa, garantindo respaldo jurídico e institucional às ações em campo e contribuindo de forma decisiva para a proteção do meio ambiente.