A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) anunciou, nesta quarta-feira (26), os vencedores do XIII Prêmio República em cerimônia no auditório Juscelino Kubitschek, na Procuradoria-Geral da República, em Brasília/DF.
Na abertura, o presidente da ANPR, José Schettino, destacou a complexidade do trabalho da Comissão Julgadora para escolher os premiados diante da qualidade das iniciativas inscritas.
“Eu me senti angustiado ao perceber trabalhos simplesmente maravilhosos, muitos dos quais eu desconhecia apesar de viver a rotina associativa. Ao mesmo tempo, senti enorme orgulho da carreira que escolhi, porque vi como colegas espalhados pelo país fazem a diferença no seu âmbito de atribuição. Escolher foi difícil, mas hoje celebramos finalistas e vencedores que nos inspiram e honram o Ministério Público Federal”, afirmou.
Conheça os vencedores:
Promoção de Direitos Fundamentais
Novo Acordo Rio Doce (MG)
Autores: Eduardo Henrique de Almeida Aguiar e Carlos Bruno Ferreira da Silva
Combate ao Crime e a Outros Ilícitos
Investigação do MPF-MA na fraude ao Censo Escolar e ao FUNDEB
Autores: Juraci Guimarães Junior, Carolina Da Hora Mesquita Hohn, Diego Messala Pinheiro Da Silva, Lisanne Queiroz De Figueiredo, Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, Hilton Araujo De Melo, Drissana Emilia Da Silva Cunha e Joanne Carvalho Carlos De Sousa
Jornalismo Escrito
61 candidatos concorrem às eleições mesmo sendo procurados pela Justiça – G1
Judite Cypreste e Camila da Silva
Jornalismo Audiovisual
O assédio sexual nos câmpus em 128 atos – Metrópoles
Melissa Maria de Oliveira Duarte, Tácio Lorran Soares Silva e Manuel Mateus Marçal
Prêmio da Sociedade (votação popular)
Investigação do MPF-MA na fraude ao Censo Escolar e ao FUNDEB
Autores: Juraci Guimarães Junior, Carolina Da Hora Mesquita Hohn, Diego Messala Pinheiro Da Silva, Lisanne Queiroz De Figueiredo, Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, Hilton Araujo De Melo, Drissana Emilia Da Silva Cunha e Joanne Carvalho Carlos De Sousa
Responsabilidade Social
Amazônia Vox - Plataforma criada para fomentar conexões entre fontes amazonenses e profissionais de comunicação da região. O projeto desenvolve jornalismo de soluções, destacando iniciativas locais que respondem aos desafios da Amazônia e valorizam vozes amazônidas.
Prêmio Honorário
Gilda Pereira de Carvalho – subprocuradora-geral da República aposentada
José Leovegildo Oliveira Morais – procurador regional da República aposentado
Homenagem a Ela
Caroline Maciel – procuradora regional da Repúblia
Luiza Cristina Fonseca Frischeisen - subprocuradora-geral da República
Conheça a Comissão Julgadora:
Combate ao Crime e a Outros Ilícitos:
José Schettino (presidente da ANPR), Antonio Edílio Magalhães Teixeira (CNMP) e Andrey Borges de Mendonça (PRR).
Promoção de Direitos Fundamentais:
Paulo Gustavo Gonet Branco (PGR), Gilmar Mendes (STF), Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ) e Rodrigo Pacheco (Senado Federal).
Jornalismo:
Katia Brembati (Abraji), Danilo Dias (Diretor de Assuntos Legislativos da ANPR) e Renan Paes Felix (Diretor de Comunicação da ANPR).
Responsabilidade Social:
Seleção: Ana Paula de Freitas, João Alegria e Neidinha Suruí.
Decisão final: Ana Paula Mantovani (ANPR), Maria Emília Costa (ANPR) e Vivian Calderoni (Igaparé).
Prêmio República e Parceiros
O evento contou com a parceria da Caixa Econômica Federal. A superintendente nacional do Contencioso Cível da instituição, Virgínia Neusa Lima Cardoso, acompanhou a cerimônia, e elogiou a iniciativa da ANPR, que há mais de uma década valoriza e dissemina projetos que comungam com a missão do MPF e com as atribuições dos membros da instituição.
“Para nós é uma honra participar. Vim emocionada, especialmente pelas pautas relacionadas às mulheres, às homenagens e às trajetórias destacadas aqui. O trabalho dos procuradores da República é de extrema importância para o país. Para a Caixa, é uma satisfação apoiar a iniciativa da ANPR”, declarou.
O evento reuniu autoridades e membros do Ministério Público Federal, representantes de associações e da sociedade civil.