Conheça a comissão eleitoral para a eleição da lista tríplice a PGR

O processo de formação da lista tríplice para procurador-geral da República será conduzido por uma comissão eleitoral formada exclusivamente por mulheres. O grupo que supervisionará o processo de consulta foi designado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e será presidido pela subprocuradora-geral da República Denise Vinci Tulio; fecham a composição a procuradora regional da República Neide Cardoso de Oliveira (PRR2) e a procuradora da República Ligia Cireno Teobaldo (PR/AP).

De acordo com a resolução que regulamentou a lista tríplice, a comissão eleitoral tem a incumbência de supervisionar o pleito em todo o território nacional; determinar o horário de início e término da votação; resolver os assuntos ligados a vícios ou defeitos na votação; resolver os casos omissos, recorrendo subsidiariamente à legislação eleitoral; verificar o funcionamento do sistema de votação; autorizar a emissão de novas senhas; durante todo o período da votação, resolver imediatamente todas as dificuldades ou dúvidas que ocorrerem; e decidir, em âmbito recursal e em única instância, pedidos de reconsideração de decisões de indeferimento de candidaturas pela presidente da comissão.

O prazo de inscrições se iniciou ontem e vai até 28 de maio. Para se candidatar, os interessados devem ser membros do Ministério Público Federal em atividade, maiores de 35 anos, e precisam fazer a inscrição por petição escrita, assinada e protocolada, ou documento eletrônico equivalente, dirigido à presidente da comissão eleitoral, entregue ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com confirmação de leitura, ou na sede da ANPR, na Procuradoria-Geral da República, Bloco B, Salas 113/114.

A formação da lista tríplice ocorrerá por meio de voto plurinominal, facultativo e secreto, vedado o voto por procuração. Todos os integrantes do MPF, em atividade, poderão votar nos três nomes de sua preferência.

As eleições estão marcadas para 22 de junho. A campanha eleitoral poderá ser feita de 29 de maio até a véspera do pleito.

Calendário da eleição para lista tríplice
Inscrições - 17 a 28/05
Debates - 31/5 a 18/6
Eleição - 22/6
Entrega da lista ao presidente da República – 23/6 a 2/7

Confira a íntegra da resolução que regulamentou a consulta à carreira deste ano


Imprimir   Email