Terceiro episódio de "Morto pela Causa" estará disponível nesta quinta (2)

O terceiro episódio do podcast sobre o procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir desta quinta-feira (2). "Morto pela Causa" é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, com produção da Trovão Mídia. Neste capítulo, a série mostrará como foi arquitetado o Escândalo da Mandioca, como ele ganhou corpo e de que forma chegou ao conhecimento do Ministério Público Federal (MPF).

Ao longo de seis episódios narrativos, "Morto pela Causa" conta o trabalho de Pedro Jorge à frente do Escândalo da Mandioca, as circunstâncias do seu assassinato, há quase 40 anos, e os reflexos do crime para o país e o para o MPF. Foram entrevistados diversos protagonistas da época, familiares e pessoas próximas ao procurador.

O terceiro episódio, que será lançado na manhã desta quinta, foca no emaranhado de personagens que fizeram parte do Escândalo da Mandioca. O esquema de corrupção se alastrou pelo sertão pernambucano e chegou ao conhecimento do MPF a partir de um inquérito que apontou o envolvimento de 240 pessoas. O ponto ponto de partida das investigações foi uma denúncia feita por um tenente reformado que teve o financiamento fraudulento negado. Gente influente, políticos e militares conseguiram uma bolada inimaginável sob o pretexto de investir o montante na produção de mandioca, mas nunca existiu plantação alguma. Era tudo uma grande e bem arquitetada fraude para embolsar dinheiro dos cofres públicos.

Durante dois anos, foram feitas ao menos 300 operações ilícitas. Juntas, elas desviaram cerca de 1,5 bilhão de cruzeiros, o equivalente hoje a mais de R$ 100 milhões. Ao todo, 237 pessoas estavam implicadas e 25 foram denunciadas pelo procurador Pedro Jorge. "Morto pela causa" tem narração do jornalista Tonico Ferreira, responsável por cobrir o crime contra Pedro Jorge pela TV Globo, à época. O roteiro é de Raíssa Ebrahim e a edição, mixagem e música-tema são de Victor Oliveira. O podcast também contou com a colaboração do Ministério Público Federal na 5ª Região, que disponibilizou trechos do documentário "Pedro Jorge: uma vida pela Justiça".

Homenagens
O podcast é o início de uma série de homenagens que serão prestadas ao procurador, em lembrança pelos 40 anos de sua morte. Além da série, estão previstas a inauguração de uma estátua de Pedro Jorge, em frente à Procuradoria da República em Pernambuco, uma coletânea de artigos, entre outras.

"Nosso objetivo é levar ao conhecimento do público a história de um personagem que simboliza, para o Ministério Público Federal, a dedicação à causa de servir à sociedade, ao interesse público, além do compromisso com um país democrático e justo", diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

Confira o podcast “Morto pela Causa”:
Acesse https://pod.link/1595967187 e escolha a sua plataforma de streaming favorita.

 

 

 

 

 


Imprimir   Email