X Prêmio República: iniciativa de apoio a mulheres vítimas de violência vence na categoria Responsabilidade Social

Oferecendo atendimento e orientação a mulheres vítimas de violência doméstica, “SOS Fala Mulher” foi o projeto que ficou em primeiro lugar na categoria Responsabilidade Social do X Prêmio República. 

Em parceria com a Startup My Helpper, a Associação Fala Mulher criou um canal que disponibiliza atendimento especializado de forma virtual, seja por mensagens, ligações de vídeo ou somente áudio. A iniciativa foi motivada pelo aumento expressivo dos casos de violência contra a mulher.

O canal SOS Fala Mulher é uma forma humanizada, inovadora e inédita de apoio, contando com uma casa abrigo, Centro de Defesa e de Convivência da Mulher, núcleo de proteção jurídico e apoio psicológico. A iniciativa possibilita o entendimento das mulheres sobre as questões em torno de um relacionamento abusivo e conhecimento sobre ferramentas para romper esse ciclo de violência. As autoras do projeto premiado são: Edwirges Lúcia Horváth, Suzanne Marie Mailloux e Kelly Amaral Brito.

A menção honrosa da categoria ficou com o projeto “Mãos Sensíveis e Ouvidos Atentos: Deficientes Visuais Trilham Caminho da Massoterapia em Manaus”. A iniciativa promoveu novas formas de atuação profissional para deficientes visuais. Em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais, o SENAC ofertou cursos gratuitos, como o de massagista profissional e drenagem linfática. A prática inclusiva abre possibilidades para deficientes visuais com a capacitação para emprego e renda, auto estima, socialização e empreendedorismo.

Em segundo lugar ficou o projeto “Assistência Técnica Solidária”, realizadoa por alunos de curso técnico em informática com o objetivo de oferecer manutenção e reparos gratuitos de computadores à comunidade carente. E, em terceiro lugar, ficou o projeto “Como anda meu ônibus?”, que fomentou o controle social no transporte público rodoviário do Distrito Federal, a partir de pesquisas. 

Nesta catergoria, todos os finaolistas receberam uma premiação em dinheiro para auxiliar na execução dos projetos. 

 


Imprimir   Email