38º ENPR: programação contará com aula de maracatu

O 38º Encontro Nacional dos Procuradores da República (ENPR) promoverá aos participantes uma aula de maracatu - manifestação do folclore brasileiro, no dia 13 de novembro, no Enotel Resorte, em Porto de Galinhas (PE), onde será desenvolvida toda a programação do evento.

A atividade será ministrada pelo professor e mestre do Grupo Maracatu Quebra Baque, Tarcísio Resende.

“Através dos instrumentos percussivos e dos ritmos da nossa cultura pernambucana vamos vivenciar na teoria, no canto, na dança e na prática tocando. O objetivo é divulgar e resgatar a força da nossa cultura, além de trabalhar coordenação motora, memorização, ritmo, trabalho em equipe, musicalização e muito amor e muita alegria”, explica Resende.

Maracatu
Afirma-se que o maracatu tem origem africana e foi em Pernambuco, que inaugurou espaço no Brasil, no século XVIII. A manifestação - caracterizada pela dança, ritmo e figurino, é ainda mais intensa no município de Nazaré da Mata, onde ocorrem apresentações durante todo o ano a atrair pernambucanos e turistas. Inclusive, a cidade ganhou o título de “Terra do Maracatu”.

Tarcísio Resende
Estudou no Conservatório Pernambucano de Música e tornou-se um pesquisador dos ritmos e das manifestações culturais do estado. É um criador de grupos de maracatu no Brasil, na América Latina e na Europa. Além de apresentações, realiza oficinas.

38º ENPR
A edição 2022 será entre os dias 12 e 15 de novembro, no Enotel, em Porto de Galinhas, Pernambuco. O tema é "ANPR 50 anos: fortalecer o MPF e o diálogo com a sociedade", sendo o início das comemorações do cinquentenário da entidade, que ocorrerá em 2023.

Além da aula de maracatu, haverá outras atividades culturais e recreativas, debates, palestras, homenagens e um show com o cantor e compositor Alceu Valença.


Imprimir   Email