Pedagogia da emancipação: desafios e perspectivas para o ensino das ciências sociais aplicadas no século XXI

A Pedagogia da Emancipação apresentada nesta obra visa motivar o desenvolvimento de competências de aprendizagem autônoma que permitam a evolução do educando em direção à conclusão permanente de seu ser. Trata se de uma proposta de processo transformador Um conjunto de saberes que se constitui a partir de uma sabedoria prática. A emancipação refere-se, por sua vez, à capacidade de permanente reavaliação das estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas do ambiente com o propósito de ampliar as condições jurídico-democráticas de aprofundamento da organização e do associativismo na vida de determinada sociedade ou grupo para sua inclusão efetiva no contexto social mais abrangente. Uma Pedagogia da Emancipação é, para nós, um início de discussão sobre as mazelas de nossa educação superior e as formas de se construir um novo pensar científico-acadêmico. Miracy Barbosa de Sousa Gustin Paula Gabriela Mendes Lima

Autor(es): Coordenadores: Miracy Barbosa de Sousa Gustin, Paula Gabriela Mendes Lima Coautores: Miguel Gonzalez Arroyo, Andityas Soares de Moura Costa Matos, Paula Gabriela Mendes Lima, Juliana Corrêa Crepalde Medeiros, Maria Tereza Fonseca Dias, Maurício Franco Alves, Paula Gabriela Mendes Lima, Rogério Magalhães Leonardo Batista, Patrick Salgado Martins

Editora: Fórum

Páginas: 236

Ano: 2010

ISBN: 978-85-7700-290-0

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