Notícias

ANPR convida entidades para indicar atuações e práticas na 10ª edição do Prêmio República

Nesta segunda-feira (6), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) deu início ao envio de convites para que entidades da sociedade civil indiquem atuações de procuradores e procuradoras da República para concorrer na 10ª edição do Prêmio República.

Nesta edição, que ocorrerá em 2022, a ANPR quer garantir maior participação da sociedade civil na apresentação de candidaturas ao prêmio. Após a indicação, o (a) procurador (a) será consultado para dizer se está de acordo com a indicação. Em caso positivo, a prática terá a inscrição confirmada e será submetida ao júri, da mesma forma que as demais. Podem ser indicados atos e práticas na esfera judicial e extrajudicial, nos termos do regulamento.

As entidades podem realizar até 3 indicações de atuações de membros do Ministério Público Federal para as categorias i) Promoção de direitos fundamentais e/ou ii) Combate ao crime e a outros ilícitos. O prazo para a apresentação de respostas é 5 de janeiro de 2022.

Foram convidadas as seguintes entidades: Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de ONGs (ABONG), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Artigo 19, Central Única de Favelas (Cufa) Coalizão Negra por Direitos, Comissão Arns, Comissão Pastoral da Terra, Conectas, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Educafro, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Greenpeace, Human Rights Watch, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Sou da Paz, Instituto Vladimir Herzog, Justiça Global, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Negro Unificado (MNU), Observatório de Favelas, Ong Criola, Proteste, Terra de Direitos e Transparência Internacional.

Sobre o prêmio

O Prêmio República foi criado em 2013, pela ANPR, reconhecendo atuações de destaque de membros do Ministério Público Federal, imprensa e sociedade. Em nove edições, já foram distribuídos mais de 279 troféus entre as mais de 741 iniciativas inscritas, em diversas categorias. Confira aqui o vídeo comemorativo da décima edição do prêmio.

Tem o objetivo de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias com a sociedade. Para participar, basta acessar a página https://anpr.org.br/premiorepublica, criar login e senha, preencher a ficha de inscrição eletrônica e anexar o artigo ou matéria de acordo com o formato determinado no Regulamento. As inscrições seguem abertas até 11 de janeiro de 2022.

Confira o Regulamento do Prêmio 

logo-anpr