Os associados têm até o próximo dia 16 para se inscrever no Seminário “Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas”, iniciativa da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da ONU Mulheres com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O evento será de 23 a 27 de setembro, na sede da instituição de ensino, em Brasília (DF). Haverá transmissão pelo Youtube.
A vice-presidente da entidade e coordenadora da Comissão ANPR Mulheres, Luciana Loureiro, será a mediadora do painel “Experiências com Orçamento Sensível a Gênero”, no segundo dia do evento. A orientadora pedagógica é a subprocuradora-geral da República Samantha Chantal Dobrowolski.
No primeiro dia, a atividade será híbrida, ou seja, ocorrerá presencialmente na sede da ESMPU, com transmissão pelo canal da ESMPU no YouTube. Nos demais dias, será somente virtual.
As inscrições podem ser feitas até às 12h de 16 de setembro para a participação presencial pelo site: https://escola.mpu.mp.br/integra/login?url=/selecao/inscrever/id/9280.
Quem preferir a modalidade online deve acessar: https://escola.mpu.mp.br/integra/login?url=/selecao/inscrever/id/9275.
O seminário contará com a presença dos seguintes membros do Ministério Público Federal (MPF): subprocuradora-geral da República, Eliana Torelly (secretária-geral do MPU); procuradora regional da República, Raquel Branquinho (diretora-geral da ESMPU); procuradora da República Nathália Mariel (coordenadora adjunta da Comissão ANPR Raça da ANPR); procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes Acioli (coordenadora dos Subgrupos de Trabalho Métodos de Compras Públicas e Gestão Orçamentária e subcoordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde da 1a Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República) e Nicolao Dino (procurador Federal dos Direitos do Cidadão).
Haverá ainda especialistas e acadêmicos das Cortes de Contas, de órgãos de controle e de organismos internacionais além de autoridades dos Três Poderes.
O objetivo da atividade é debater perspectivas acadêmicas, experiências nacionais e internacionais, aspectos tributários, contábeis, orçamentários, federativos e de transparência e participação social, bem como monitoramento, avaliação e controle sobre Orçamento Sensível a Gênero. O seminário pretende tratar, também, sobre Políticas Públicas Transversais e sobre o Plano Plurianual 2024-2027 e seus reflexos no orçamento da União. A certificação da capacitação poderá ser emitida por painel temático.
Acesse na íntegra o edital, o projeto pedagógico e a programação.
Serviço:
Seminário “Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas”
Inscrição: até as 12h de 16 de setembro (presencial) e 23 de setembro (online)
Período de realização: 23 a 27 de setembro de 2024, das 9h às 18h
Modalidade: híbrida (no primeiro dia) e EaD (demais dias)
Informações: