Nesta quinta-feira (17), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Fundação Pedro Jorge (FPJ) promoveram um momento especial na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília/DF, ao homenagear o time feminino do projeto Rede Gol pelo tricampeonato no Gocoup - mundial de futebol.
No Memorial do Ministério Público Federal, as jovens atletas e a equipe técnica receberam o reconhecimento pelo esforço e dedicação ao esporte.
“É muito legal ver que esse apoio que nós demos surtiu frutos. O esporte e a educação são transformadores. Estamos muito orgulhosos de vocês”, declarou a vice-presidente da ANPR, Ana Paula Mantovani.
O projeto Rede Gol atua em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no Distrito Federal. Por meio do esporte, as meninas têm derrubado barreiras e realizado sonhos. Uma delas vai para o Corinthians e duas estão sendo monitoradas pelo Clube.
O subprocurador-geral da República Francisco Sanseverino, apoiador do projeto, destacou a importância da conquista e o envolvimento da ANPR e da Fundação com a causa.
“A festa é de cada uma de vocês, meninas, e da ANPR, que contribuiu para isso. Sonhem com o mundo. O mundo é uma bola e essa vocês já conhecem muito bem”, disse emocionado.
Coordenadora do projeto há mais de uma década, Deiza Medeiros agradeceu o apoio da ANPR e da FPJ e reforçou o papel do projeto para além das quatro linhas.
“Temos uma parede cheia de troféus, mas o programa vai além disso. Buscamos cuidar de cada uma e elas acabam cuidando da gente também.”
Em nome do time, a jogadora Isadora Rodrigues, 13 anos, agradeceu aos pais, aos treinadores e aos apoiadores.
“É gratificante jogar nesse time. Vocês fazem parte do meu coração.”
Homenagem ao time sem jogo não é homenagem. No gramado da PGR, atletas e convidados realizaram um amistoso. Entre risadas, passes e golaços, o que se viu foi um encontro genuíno entre mundos que, juntos, ajudam a transformar realidades.
"Mais do que um momento de saborear a Vitória, foi de acolhida! É maravilhoso pensar que esse tempo de superações teve lugar na PGR - a sede da instituição que exercita prioritariamente a proteção da cidadania e o respeito", ressaltou o diretor-geral da Fundação Pedro Jorge, Alexandre Camanho.
Houve lanche e surpresa! Jogadoras e equipe técnica foram presenteados com chuteiras e meiões. As goleiras ganharam também luvas. E tem bola nova para a equipe. Os presentes foram adquiridos com os valores arrecadados pela campanha “Jogada Solidária”, que contou com a participação de membros do MPF e pessoas que tomaram conhecimento da iniciativa e abraçaram a causa.
A tarde terminou com uma visita guiada pelo Memorial do MPF e com a foto oficial de um time composto por quem entra em campo e por quem está sempre na torcida por essas meninas promissoras.