Notícias

ANPR Mulheres discute ações por mais representatividade feminina em evento no sul do país

ANPR Mulheres discute ações por mais representatividade feminina em evento no sul do país

A Comissão ANPR Mulheres da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) marcou presença, nesta quarta-feira (13), na programação da Procuradoria Regional da República da 4ª Região preparada para debater a igualdade de gênero. As atividades ocorreram na sede da PRR4, em Porto Alegre/RS, com transmissão pela internet.

A reunião da ANPR Mulheres foi realizada a convite da procuradora-chefe e da adjunta da PRR4, Ana Luísa Chiodelli e Cristianna Dutra Bruneli Nácul, respectivamente, e contou com a presença da secretária-geral do (MPF), Eliana Torelly, de procuradoras lotadas na PRR4 e na PRRS, além do procurador regional Osmar Veronese.

Baixa representatividade feminina na instituição - em especial nos cargos decisórios, diferença de tratamento dispensado a homens e mulheres, comportamentos preconceituosos, inclusive, em virtude da maternidade, foram alguns dos aspectos abordados pela coordenadora durante conversa com as colegas.

“Iniciativas como as da PRR4 são importantes para dar espaço e voz às mulheres sobre suas perspectivas na carreira mas também para fortalecer laços e integrar pensamentos e ações em prol das várias pautas de equidade de gênero em discussão nos meios institucionais”, avalia Luciana Loureiro, ao reforçar a importância do esforço coletivo na busca por equidade.

A coordenadora da ANPR Mulheres acompanhou os painéis do debate "Mulheres Inspiradoras". A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Raquel Branquinho, abordou o "Ministério Público: ator qualificado no enfrentamento à violência contra a mulher. Perspectiva de gênero e suas interseccionalidades".

Ao ressaltar que a violência contra a mulher não se restringe às agressões físicas, Raquel Branquinho chamou a atenção que “não adianta nós olharmos para fora e tentarmos ter uma atuação mais efetiva no nosso processo, no nosso dia a dia, se a nossa Casa [MPF) não faz, como vamos dizer, o dever de casa". 

“Violência contra a mulher e desafios na implementação de ações afirmativas: diálogos necessários” foi tema da palestra da promotora de Justiça (MP-RS) Karina Orlandi. A desembargadora federal Salise Sanchonete (TRF4) falou sobre ‘Mulheres na administração do Sistema de Justiça”.

 

Assista ao evento na íntegra:

logo-anpr