Notícias

Encontro da ANPR Mulheres reúne mais de 50 procuradoras no Dia Internacional da Mulher

ANPR Mulheres debate a participação feminina e os desafios para combater a discriminação de gênero

A ANPR Mulheres realizou nesta terça (08) um encontro especial para marcar o dia internacional da mulher e dar início a etapas preparatórias do encontro presencial que será realizado em Brasília no mês de agosto deste ano. No encontro, mais de 50 procuradoras aprofundaram o debate sobre propostas e ações pertinentes à promoção da diversidade de gênero no Ministério Público Federal.

Sob a coordenação da procuradora Manoela Lamenha, as participantes reforçaram que a invisibilidade feminina, infelizmente, ainda é uma realidade no país, ladeada também por comportamentos discriminatórios e preconceituosos. Diante deste contexto, a ANPR Mulheres ressaltou a necessidade de a instituição intensificar as iniciativas para reverter este cenário e firmar um protagonismo do MPF em prol da luta feminina por equidade de gênero.

Confira alguns dos principais encaminhamentos da reunião:

- Buscar a reinstitucionalização do Comitê de Gênero e Raça no âmbito do MPF
- Incentivar e participar de pesquisas sobre o ingresso de mulheres (com foco, específico, também na mulheres negras) e adoção de medidas para fomento do ingresso feminino.
- Promover eventos de capacitação sobre o tema equidade de gênero, com especialistas no assunto, com participação, também, dos colegas homens.
- Discutir e implementar medidas que garantam e ampliem as hipóteses de residência fora da sede como medida de equidade de gênero.
- Solicitar previsão normativa que proíba qualquer tipo de compensação por funções não exercidas durante a licença maternidade.
- Fazer campanhas que exponham situações práticas de discriminação e outros exemplos de ausência de mulheres nos espaços de poder.

Ao fomentar a reflexão sobre desafios e conquistas, a reunião serviu também como um debate preliminar acerca da programação do encontro presencial que a ANPR Mulheres promoverá em agosto deste ano, em Brasília. As procuradoras apresentaram sugestões a serem abordadas ao longo do evento, a exemplo dos entraves para a promoção na carreira, oferta de cotas e o fortalecimento do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF.

Inicialmente, estão previstos dois dias de encontro com a participação de representantes de cada unidade do Ministério Público Federal, conforme definição dos respectivos colégios após consulta pelos delegados da associação.

logo-anpr