Notícias

ANPR Mulheres: tributo a Ela Wiecko e criação de honraria em nome da subprocuradora-geral

ANPR Mulheres: tributo a Ela Wiecko e criação de honraria em nome da subprocuradora-geral

A Comissão ANPR Mulheres realizou, nesta terça-feira (30), uma homenagem à subprocuradora-geral da República Ela Wiecko, durante o ANPR Mulheres 2022. O encontro reúne, em Brasília, membros do Ministério Público Federal (MPF) e especialistas para debater a questão da equidade de gênero no âmbito da instituição.

O momento foi para reconhecer a dedicação ao MPF, em especial, o esforço de Ela Wiecko para combater as desigualdades de gênero e fomentar a representatividade feminina, principalmente, em cargos decisórios.


Durante a entrega da placa e das flores, a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ana Carolina Roman, anunciou que a entidade criará uma homenagem permanente em nome da subprocuradora-geral.

“A homenagem e o reconhecimento por toda sua dedicação ao Ministério Público não se encerram com essas flores e essa placa. A ANPR decidiu constituir uma honraria da associação que se chamará “Tributo a Ela”, para mulheres que tenham papel importante na nossa instituição e que vão seguir seus passos”, declarou.

Emocionada, a homenageada retribuiu o carinho no momento em que pensa em encerrar oficialmente as atividades como membro do MPF.

“É muito emocionante. Essa criação de uma honraria é demais é avassaladora. A minha ideia é pedir a aposentadoria em dezembro, mas vocês podem sempre contar comigo, porque preciso estar na ativa. Eu continuo associada [da ANPR]. Então, posso sempre colaborar. Dá até angústia quando dizem você vai embora, mas chega uma hora que é preciso colocar esse ponto final”, disse.

“Isso aqui tudo é fruto seu. Você plantou essa semente e a gente está tentando dar continuidade”, arrematou a coordenadora da ANPR Mulheres, Manoela Lamenha.

O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, ressaltou que ao longo da trajetória, a colega é a única mulher a presidir a associação.

“Toda a sua história, toda a sua dedicação, todo seu carinho. A humildade, a transparência e a abertura para o diálogo são algumas de suas características mais marcantes. Em nome da associação e de todos nós é uma lembrança mínima diante do tamanho da sua história”, enfatizou Cazetta.

Perfil Ela Wiecko

Ela Wiecko Volkmer de Castilho nasceu em 14 de setembro de 1948 na cidade de Curitiba (PR). Graduou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971.

Ela ingressou no Ministério Público Federal em 1975, permanecendo na carreira até os dias de hoje. Presidiu a ANPR de 1997 a 1999. Atualmente exerce o carto de subprocuradora-geral da República.

Dizeres da placa entregue à Ela Wiecko:

“Pelos anos de trabalho para garantir a equidade de gênero no Ministério Público Federal (MPF). Que seu esforço e dedicação sejam sempre bússola para as próximas gerações de procuradores e procuradoras, que sua inestimável contribuição à classe e ao Brasil floresça por muitos anos.”

logo-anpr