Notícias

ANPR Mulheres publica vídeo sobre o enfrentamento à violência obstétrica

A Comissão ANPR Mulheres publicou, nesta terça-feira (7), o quinto vídeo da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, nas redes sociais da organização. O quinto vídeo tratou de violência obstétrica.

A integrante do Coletivo Humaniza, Marília Freire da Silva, explica o trabalho de luta pelo fim da violência obstétrica, sobretudo no estado do Amazonas, onde o grupo atua. "Lutamos pelo fim do tratamento desumanizado, do abuso da medicalização e a ausência da capacidade das mulheres de decidirem livremente sobre seus corpos e sua sexualidade. Tudo o que cause dor, dano ou sofrimento desnecessário à mulher".

A procuradora da República Bruna Menezes Gomes da Silva traz dados alarmantes sobre a realidade vivenciada pelas mulheres no Brasil, principalmente nos estados da região Norte. Ela destaca que "toda mulher tem direito a um pré-natal, gestação e puerpério seguro e digno e, embora mais de 90% das mortes maternas sejam evitáveis, os índices do país seguem alarmantes". 

A campanha está sendo veiculada tanto no Twitter da ANPR (@ANPR_Brasil) quanto no Instagram da associação (@anpr_brasil), abordando diferentes formas de violência contra a mulher. Assista o vídeo completo aqui

logo-anpr