Notícias

ANPR Mulheres realiza última de série de reuniões regionais sobre equidade de gênero no MPF

ANPR Mulheres realiza última de série de reuniões regionais sobre equidade de gênero no MPF

A Comissão ANPR Mulheres realizou, nesta segunda-feira (13), encontro com procuradoras lotadas em unidades do Ministério Público Federal (MPF) no Sudeste. Esta foi a última de uma série de reuniões virtuais, realizadas em 2023, para debater a equidade de gênero no âmbito da instituição.

A coordenadora da Comissão, Luciana Loureiro, apresentou um balanço das principais ações adotadas desde a última gestão junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) para coibir tratamentos diferenciados entre homens e mulheres e solicitar atenção às pautas voltadas à paridade de gênero.

Na oportunidade, as participantes relataram demandas específicas das unidades onde atuam.

Nos últimos dois meses, ao longo das conversas, foram tratados temas como trabalho remoto, promoções, participação feminina em cargos de liderança, cotas nos concursos para ingresso na carreira, a exemplo da eliminação da cláusula de barreira para que mais pessoas negras integrem a instituição, alternativas para tornar a carreira mais atrativa e outros.

“Essas reuniões regionais são importantes para que a ANPR perceba as diferenças entre as demandas, que podem variar com as peculiaridades locais, o tamanho e a estrutura das unidades, o grau de interiorização das Procuradorias, e isso interfere também nos desafios enfrentados pelas colegas mulheres”, afirma a coordenadora da Comissão ao avaliar a iniciativa.

logo-anpr