Notícias

ANPR na Mídia: “A lista tríplice é antídoto para as escolhas antirrepublicanas”, afirma presidente da ANPR

Em entrevista, nesta sexta-feira (3), a vários veículos de comunicação, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, divulgou que solicitará uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar da lista tríplice. A iniciativa ocorre horas após o chefe do Executivo revelar que não adotará esse modelo para escolher o próximo procurador-geral da República.

“Para nós é decepcionante, porque nós confiamos e ainda continuamos a confiar no espírito republicano e democrático do presidente da República. Faremos no espaço que nos sobra, até a indicação do sucessor, todo um processo de convencimento para que se volte a cogitar e faça como fez nos seus mandatos anteriores, o uso da lista, reconhecendo que ela é um mecanismo mais transparente e republicano para a escolha do procurador-geral da República.

Ubiratan Cazetta revelou ainda que a entidade vai elaborar a lista tríplice com sugestões ainda que o posicionamento de Luiz Inácio Lula da Silva seja contrário.

O presidente da associação enfatizou que a lista não foi criada com o intuito de representar um ato corporativista. Pelo contrário, é um instrumento que torna o processo de escolha transparente, democrático e legítimo. Além disso, ele deixou claro que ao enviar a relação dos nomes, a ANPR não sugere que seja escolhido o mais votado e sim um dos três apresentados na relação.

Ademais, explicou que a elaboração da lista baseia-se, primeiro, em critérios constitucionais como ter idade mínima, ser membro ativo do Ministério Público Federal (aposentados não podem concorrer) e, segundo, numa análise subjetiva da trajetória junto à instituição em defesa de questões essenciais. Por fim, enfatizou que não só associados votam e sim todos os membros do MPF.

“A lista tríplice é um freio muito importante. Ela deixa claro os propósitos e qual é a história de quem se lança candidato ao cargo de procurador-geral da República. E ao assumir isso publicamente os compromissos são assumidos não com a classe. Os compromissos são assumidos com a sociedade, assumidos pela sua história e pelo que vem a dizer”, complementou.

A temática foi pauta na conversa que a ANPR promoveu com os presidenciáveis, no ano passado, durante a campanha eleitoral. “A lista tríplice é antídoto para as escolhas antirrepublicanas”, finalizou.

Leia na íntegra as entrevistas:

https://noticias.uol.com.br/colunas/carolina-brigido/2023/03/02/anpr-avisa-que-vai-elaborar-lista-triplice-para-pgr-mesmo-que-lula-nao-use.htm

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/03/presidente-da-anpr-quer-reuniao-com-lula-para-discutir-lista-triplice-a-pgr.ghtml

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/anpr-defende-lista-triplice-apos-lula-sinalizar-escolha-pessoal-para-pgr/ 

https://www.estadao.com.br/politica/anpr-pedira-reuniao-com-lula-para-convence-lo-a-seguir-lista-triplice-de-escolha-do-procurador-geral/

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/associacao-nacional-dos-procuradores-da-republica-rebate-fala-de-lula-sobre-lista-triplice/

https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/402028/lista-triplice-e-um-freio-muito-importante-diz-pro.htm

 

logo-anpr