A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ana Paula Mantovani, participou, nesta quarta-feira (3), do I Fórum de Auditoria Técnica, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília/DF.
Convidada a realizar a conferência de abertura do evento, Ana Paula Mantovani discorreu sobre a Judicialização da Saúde e a Sustentabilidade do Sistema de Justiça, convocando os envolvidos para a adoção de soluções estruturais, que reduzam a sobrecarga do Judiciário e alcancem o equilíbrio sustentável entre a garantia de direitos e a viabilidade do sistema de Saúde.
“A judicialização garante direitos, mas também impõe desafios institucionais, exigindo um equilíbrio entre a dignidade do cidadão e a sustentabilidade do sistema”, enfatizou.
A 2ª vice-presidente do CFM, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, reforçou a importância do equilíbrio também em relação à atuação do médico auditor.
“Do médico auditor, espera-se justiça, organização e transparência para apoiar a regulação dos sistemas existentes, sem violar a autonomia médica”, afirmou.
De acordo com o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, “a preparação para o futuro da Medicina implica no reconhecimento de que esse futuro depende basicamente médicos e médicas éticos, preparados e comprometidos, que utilizarão o melhor da ciência, da tecnologia, da inovação e da gestão para o bem do paciente.”
Na ocasião, Ana Paula Mantovani reforçou os laços entre a ANPR e o CFM, manifestando apoio institucional aos temas comuns que unem as missões do Ministério Público Federal (MPF) e do Conselho Federal de Medicina.
Participaram ainda do fórum demais representantes do Conselho, além de especialistas e integrantes da Câmara Técnica de Auditoria Médica, responsáveis por apresentações nas respectivas áreas de atuação.