Notícias

ANPR prestigia homenagem de posse de Julio de Castilhos como desembargador do TRF2

ANPR prestigia homenagem de posse de Julio de Castilhos como desembargador do TRF2

A diretora Jurídica e o diretor de Assuntos Institucionais da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Luana Vargas e Carlos Bruno da Silva, representaram a entidade na sessão solene em homenagem à posse do desembargador federal Julio de Castilhos, nesta segunda-feira (21), no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro/RJ.

“É um orgulho imenso para o MPF ver um membro tão valoroso da instituição passar a integrar o Tribunal da 2ª Região. Temos certeza de que Julio, com toda a sua integridade, competência e humanidade, honrará enormemente o tribunal, assim como honrou o MPF durante os 19 anos em que esteve na instituição”, ressalta Luana Vargas.

Na sessão solene, Julio de Castilhos reiterou o compromisso firmado na posse administrativa, em junho. Ele relembrou a infância, a trajetória acadêmica, a experiência profissional e, ao ressaltar os desafios, defendeu a necessidade de mudanças estruturais no combate às injustiças raciais, lembrando que pessoas negras ainda são estigmatizadas.

“Vivemos em uma sociedade que naturalizou a desigualdade racial na história e no presente, fazendo da ausência de negros em espaços estratégicos algo normal.”

WhatsApp Image 2025 07 21 at 16.58.25

Julio de Castilhos foi membro do Ministério Público Federal (MPF) por quase duas décadas. Ocupou o cargo de diretor de Comunicação da ANPR e coordenou a Comissão ANPR Raça.

“A trajetória do desembargador nos traz a promessa de um país que tenha menos desigualdade racial e mais justiça social. Cada passo do seu sucesso nos reforça a esperança de que um dia se torne só um dos pioneiros num país mais solidário e plural também no sistema de Justiça”, afirmou o diretor de Assuntos Institucionais da ANPR, Carlos Bruno da Silva,

O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Leonardo Cardoso de Freitas, resumiu o desempenho profissional do novo desembargador como um equilíbrio entre firmeza e justiça.

“O brilho e a versatilidade do doutor Julio assombram desde jovem. O Ministério está em festa com sua nomeação”, afirmou.

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ), Sérgio Pinel, e o procurador-chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo (PR-ES), Vinícius Cabeleira, também prestigiaram a homenagem, ao lado de outros membros do MPF e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.

logo-anpr