A diretora Jurídica e o diretor de Assuntos Institucionais da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Luana Vargas e Carlos Bruno da Silva, representaram a entidade na sessão solene em homenagem à posse do desembargador federal Julio de Castilhos, nesta segunda-feira (21), no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro/RJ.
“É um orgulho imenso para o MPF ver um membro tão valoroso da instituição passar a integrar o Tribunal da 2ª Região. Temos certeza de que Julio, com toda a sua integridade, competência e humanidade, honrará enormemente o tribunal, assim como honrou o MPF durante os 19 anos em que esteve na instituição”, ressalta Luana Vargas.
Na sessão solene, Julio de Castilhos reiterou o compromisso firmado na posse administrativa, em junho. Ele relembrou a infância, a trajetória acadêmica, a experiência profissional e, ao ressaltar os desafios, defendeu a necessidade de mudanças estruturais no combate às injustiças raciais, lembrando que pessoas negras ainda são estigmatizadas.
“Vivemos em uma sociedade que naturalizou a desigualdade racial na história e no presente, fazendo da ausência de negros em espaços estratégicos algo normal.”
Julio de Castilhos foi membro do Ministério Público Federal (MPF) por quase duas décadas. Ocupou o cargo de diretor de Comunicação da ANPR e coordenou a Comissão ANPR Raça.
“A trajetória do desembargador nos traz a promessa de um país que tenha menos desigualdade racial e mais justiça social. Cada passo do seu sucesso nos reforça a esperança de que um dia se torne só um dos pioneiros num país mais solidário e plural também no sistema de Justiça”, afirmou o diretor de Assuntos Institucionais da ANPR, Carlos Bruno da Silva,
O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Leonardo Cardoso de Freitas, resumiu o desempenho profissional do novo desembargador como um equilíbrio entre firmeza e justiça.
“O brilho e a versatilidade do doutor Julio assombram desde jovem. O Ministério está em festa com sua nomeação”, afirmou.
O procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ), Sérgio Pinel, e o procurador-chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo (PR-ES), Vinícius Cabeleira, também prestigiaram a homenagem, ao lado de outros membros do MPF e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.