Notícias

ANPR prestigia posse de novo corregedor nacional de Justiça

ANPR prestigia posse de novo corregedor nacional de Justiça

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, e o diretor Cultural da entidade, André de Carvalho Ramos, compareceram, nesta terça-feira (3), à posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Campbell Marques como corregedor nacional de Justiça, biênio 2024/2026. A cerimônia ocorreu no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF).

“Vamos promover políticas públicas de apoio estrutural para a instrução de ações voltadas à proteção, à precaução e à recomposição dos biomas nacionais. Temos de priorizar decisões de julgamentos onde tais temas estejam gritando fundo em nossas consciências, não mais para futuras, mas para a nossa geração”, destacou o ministro no discurso ao reforçar que a questão ambiental é uma grande preocupação da sociedade e da Justiça.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e dos tribunais superiores.

Perfil do ministro Campbell Marques
O ministro Campbell Marques é natural de Manaus. Graduou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett (UniBennett), no Rio de Janeiro, onde iniciou a carreira como advogado.

Foi promotor de Justiça do Estado do Amazonas e procurador de Justiça. Em 2008, tomou posse no cargo de ministro do STJ, em uma das vagas reservadas aos membros do Ministério Público. 

Atuou como corregedor-geral da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais e Diretor do Centro de Estudos Judiciários, ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corregedor-geral da Justiça Eleitoral e diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

logo-anpr