A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) marcou presença, nesta quinta-feira (28), na posse de Gláucio Araújo de Oliveira no cargo de procurador-geral do Trabalho para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorreu no Auditório Juscelino Kubitschek, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília/DF.
O presidente da ANPR, José Schettino, e a vice-presidente, Ana Paula Mantovani, prestigiaram a solenidade.
“Hoje, é um momento festivo para o Ministério Público da União. Nós temos um novo procurador-geral do Trabalho e, para a ANPR, é muito importante manter contato estreito com todos os ramos, porque somos todos aliados na defesa da instituição. Estamos muito felizes em poder aplaudir essa nova gestão do MPT, que já se iniciou e terá pela frente um mandato de muito sucesso”, declarou o presidente, José Schettino.
Ao assumir o cargo, Gláucio de Oliveira ressaltou os desafios.
“O Ministério Público do Trabalho deve estar atento às inovações tecnológicas, sempre com foco no respeito ao trabalho digno e à dignidade do trabalhador, evitando fraudes, manipulações e desvirtuamentos de contratos. Também vamos dar atenção especial ao meio ambiente do trabalho e à saúde mental dos trabalhadores, que serão prioridades da minha administração."
Perfil
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Gláucio de Oliveira é mestre em Direito Econômico e Social pela mesma instituição e doutor em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de Barcelona (UB), na Espanha. Foi diretor-geral do MPT de 2021 a 2025 e tornou-se subprocurador-geral do Trabalho em 2022.
Ingressou no MPT em 1997 e exerceu diversas funções na instituição. Foi procurador-chefe na Procuradoria Regional do MPT em Rondônia e noAcre, e procurador-chefe substituto no Paraná, unidade que comandou de 2013 até 2019. Entre 2008 e 2010, coordenou a Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos do MPT do Paraná.